BAR DO DAVID: O BOTECO CAMPEÃO DOS CAMPEÕES

David Bispo e sua coleção de louros

Nascido e criado no Morro Chapéu Mangueira, no Leme, David Bispo abriu seu bar em 2010, e logo fez sucesso, colocando a sua comunidade nos roteiros turísticos do Rio: conseguiu se sagrar campeão nacional do Comida di Boteco, em 2016, e foi destaque em matérias dos principais veículos de comunicação do mundo, como The New York Times; e recebeu personalidades estrangeiras, como Michael Bloomberg, ex-prefeito da Grande Maçã.

Ele chegou a fechar o revezamento da tocha olímpica, em 2016, relíquia que decora o salão do restaurante, para orgulho do empresário de 52 anos, que emprega 18 pessoas no seu Bar do David, famoso pelos petiscos. Entre os destaques estão a trouxinha de mortadela com queijo, orégano, cebola, nozes e manjericão; e o “Ousadia”, um bolinho de abóbora com ora-pro-nóbis e coco, recheado com camarão – campeão do Comida di Boteco de 2022 (um dos três troféus que ele ganhou no concurso carioca). Ele é o criador do acarajé de jiló, recheado com bacon, homenagem aos pais, mineiros.

– Se o acarajé fosse mineiro, certamente seria feito com jiló – brinca. Para o verão nós investimos no nosso petisco Campeão Nacional do Comida di Boteco, que é a salada de frutos do mar com feijão fradinho. Ela é muito refrescante, supertropical e com a cara do Rio – conta.

Ex-pescador, aprendeu a cozinhar com a mãe, e tem no pai, que foi líder comunitário, responsável por levar Benedita da Silva ao mundo da política, um grande exemplo. Lúcio de Paula Bispo será homenageado no mirante que está sendo construído bem defronte ao bar, que será inaugurado no meio de 2024 pela Prefeitura. Com uma escadaria que vai até o asfalto, agora vai ser um pouco mais fácil e rápido chegar até lá andando, e com direito a fazer um belo exercício. A recompensa virá em forma de petiscos e muita cerveja gelada. Merecemos.