Bruno Agostini
O Angá Ateliê Culinário, em Petrópolis, está com novo e imperdível menu de inverno. É um desses lugares que valem a viagem. A chef Lydia Gonzalez, e seu fiel escudeiro, Bruno Sobreiro, mostram cada vez mais maturidade, sugerindo um percurso com vários ingredientes locais e brasileiros, muitos de cultivo próprio na charmosa casa em Nogueira, onde o restaurante está localizado. Comemos rodeados pelo lindo jardim. Para a temporada mais fria do ano a proposta é “Um passeio pelos sabores do Brasil”, começando com o couvert, um belo abre-alas:
— São pães de fermentação natural, de canela e focaccia; com polvilho de linhaças. Além de queijo Tulha, com 12 meses de maturação, com doce de mamão, patê de fígado noisette com pimenta murupi fermentada no mel e manteiga queimada. Simples assim — diz a cozinheira, nascida em Petrópolis.
O novo menu tem outras cinco etapas, começando com a combinação de peixe cru, farinha pubada e farofa, seguida por fazzoletti, folhas da horta, cogumelos e pinhão.
O prato principal é uma versão da vaca atolada, com cuidadosa apresentação: tem mandioca, costela, quiabo e mariola.
A pré-sobremesa é um prato com cítricos, erva-doce e azeite. Finalizamos com cacau orgânico da Bahia, funghi e quebra-queixo.
O restaurante só atende com reservas. E a carta de vinhos tem excelente seleção de rótulos nacionais, naturais e de pequenos produtores.
• Angá Ateliê Culinário: Rua Argentina 393, Nogueira, Petrópolis. Tel.: (24) 98163-1455.