AMANA REABRE COM MENU À LA CARTE

Pão da casa assado na lenha com alici

Bruno Agostini

Depois do recesso de fim de ano, o Amana, em Itaipu (Niterói) reabre as portas, com novidades. A partir de agora, além do menu degustação, que era a única opção até pouco tempo, o restaurante do chef Leonardo Guida serve pratos à la carte. Na degustação que faz muitos cariocas cruzarem a Ponte só para fazer uma refeição, são seis etapas, onde o forno a lenha tem papel fundamental (olha a brasa de novo) em diversos preparos.

Seu cardápio varia muito, mas algumas receitas não podem sair de cartaz (pelo menos, eu não gostaria que saíssem), como o sourdough da casa com manteiga de alho assado e alici, feito no forno a lenha; e o arroz negro com lula de Arraial do Cabo e romesco.

É um desses lugares que valem ir até lá. Ainda mais em ocasiões especiais, como promete ser a noite do dia 20 de abril, quando Guida recebe outro cozinheiro de mão cheio, Rodrigo Tristão, responsável pela cozinha do Si-Chou, novo restaurante pan-asiático em Ipanema. Eles servirão um menu “Nose to tail”, ou seja, do focinho ao rabo, que valoriza todo o animal, incluindo miúdos e extremidades – o que, aliás, é uma outra tendência na gastronomia mundial que começa a chegar com força por aqui.  

O restaurante é pequeno, e funciona na casa de família de Leo Guida, e apenas às sextas e sábados, no jantar, e domingo, no almoço. Reservar é obrigatório: 21-96512-4667.