BAR BOROGUN, EM VILA EM ISABEL, TRAZ PETISCOS CRIATIVOS EM HOMENAGEM A OGUN

Petiscos individuais e para dividir são a especialidade da casa

Borogun significa aquele que adora Ogun – o orixá guerreiro conhecido por sua força e coragem nas religiões de matriz africanas. A divindade é a inspiração principal do bar recém-aberto em Vila Isabel, Zona Norte da cidade, batizado com o mesmo nome.

O cardápio segue a linha criativa, mas se inspirando em clássicos. Onde mais encontrar, por exemplo, um homus de tremoços, servido com mix de cogumelos shiitake e shimeji salteados no melado de cana? Outra pedida é o esculacho de camarão, a versão de sacanagem da casa – com linguiça de camarão, cenoura, queijo coalho e azeitona preta em conserva.

Bolinhos não podem faltar: o rabo de touro é um croquete de rabada marinada e assada por 48 horas no vinho e depois por mais 8h no bafo, servido com coalhada; e o bolinho de vatapá é feito de feijão-fradinho cozido na bisque de camarão, com dendê e pedaços de camarão, servido com aioli de dendê.

O cardápio de petiscos se completa com o vinagrete de língua defumada, que é selada na manteiga de sálvia com pimentões, cebola roxa e tomate; e a sardinha gravlax, pré-cozida e curada em conserva de azeite.

Há porções maiores, como o bacalhau Ora Ie Ie Ô, uma salada de feijão fradinho com o paixe salgado; aipim no alho; almôndega Borogun (de porco marinada e cozida no molho pomodoro, finalizada com queijo Canastra), e o Nosso 71, uma degustação de 7 petiscos Borogun: vinagrete de camarão, sacanagem, batata calabresa, queijo com ervas, vinagrete de língua, homus de tremoço e dadinhos de gorgonzola.

Entre uma rebolada de queixo e outra, é preciso molhar a conversa. E disso o Borogun entende. São 7 coquetéis autorais. Em destaque, o Preto Velho, feito com cachaça Soledade 5 madeiras, limão Tahiti, solução salina, água de mel e carvão vegetal, com perfil cítrico e levemente doce.
Não custa nada, antes de ir embora, pedir um caldinho de descarrego, feito de feijão vermelho, carne seca desfiada, calabresa e costelinha com farofa de bacon, servido no copo americano, para voltar para casa de alma lavada. 

SERVIÇO
Borogun: Rua Barão de Cotegipe 280, Vila Isabel. Instagram @borogunbar