BOAS NOVAS PARA O CENTRO

A semana começa com boas notícias para o Centro da cidade. O fundo canadense de investimento imobiliário Walkerville, especializado na modernização de edifícios, anunciou a compra do antigo Hotel Aymoré (foto), na Praça da Cruz Vermelha, que será adaptado como um moderno edifício residencial. A escritura será assinada no fim de março e a reinauguração prevista para daqui a dois anos. Os atuais 48 quartos darão lugar a 25 apartamentos. A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista Ancelmo Góis.

O hotel, de estilo eclético com fachada de cantaria em que se destacam referências a elementos indígenas, foi inaugurado em 1910 pelo empresário Antônio Mendes Campos e herdado por sua filha, Maria José Campos Seabra. Apelidado de “hotel do índio” devido a um busto da fachada, ele operou por mais de 100 anos, mas não resistiu a pandemia.

A revitalização do Hotel Aymoré integra o Reviver Centro, programa da Prefeitura para a revitalização da região que contempla medidas de incentivo à moradia. Desde sua entrada em vigor, em julho de 2021, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano recebeu 16 pedidos de licenciamento: seis foram atendidos e dez estão em andamento. Entre novas construções e retrofits, os projetos representam 1.674 futuras unidades residenciais no Centro da cidade.