RICARDO LAPEYRE ASSUME A COZINHA DO NOA, RENOVA O MENU E APRESENTA CARDÁPIO DE PÁSCOA

Ouriço com palmito: novidade no menu

Bruno Agostini

O Noa se renovou. Com a chegada do chef Ricardo Lapeyre, o restaurante de Ipanema se aproximou ainda mais do mar. Formado na escola culinária tradicional da França, ele é filho de um dos grandes chefs do Rio nos anos 1980 e 1990, Claude Lapeyre, que brilhou na cozinha do Hippopotamus por duas décadas. Praticamente nascido dentro de uma cozinha, domina a arte de fazer molhos, e tem técnica apurada. Nos últimos anos aperfeiçoou seu trabalho com peixes e frutos do mar, passando por casas especializadas no Rio e São Paulo – ele acaba de voltar de uma temporada por lá.

Agora de volta à sua cidade natal, assume a cozinha do Noa, e aos poucos vai implementando suas receitas, trazendo seus fornecedores de confiança, e conhecendo novos. Produto é o foco.

Assim, ele já colocou novos pratos no menu, e anuncia que está fazendo menus degustação com o que há de melhor no dia, vindo do mar e da terra (os vegetais são muito importantes na construção de suas receitas, que exploram bem o frescor dos alimentos).

Ele já colocou alguns de seus clássicos, como o carpaccio de vieiras com pipoca de quinta e salicórnia; arroz de bacalhau; e o strudel de pirarucu, além de novidades, como o guioza de camarão argentino ao molho de espumante, capim-limão e gengibre.  Fora isso, há uma parte do menu dedicada aos pescados na brasa, com opções como lula, pargo, piraúna, cavaquinha, vieira, lagostim e outros (com guarnições a escolher: salada de pepino e iogurte; risoni de pistache; fritas fininhas; e arroz de coco entre as possibilidades).

Trio de ostras, para começar

Foi excelente meu primeiro jantar no Noa para conferir as novidades. Teve trio de ostras (muito frescas), ouriço com creme de palmito, servido na casca; garoupa grelhada (com aquela pele crocante) servida com uma saladinha refrescante, ácida e citrica; e uma cavaquinha na brasa com com molho cremoso de vinho branco servido com tomate concasê, alcachofra, com PANCs incríveis na finalização (preste atenção nessa plantas alimentícias não-convencionais).

Especial de Páscoa: pithivier de bacalhau em lascas cremosas

Para a Semana Santa o chef ainda criou um menu especial de Páscoa, dividido em quatro atos.  Para começar, um belo vinagrete de conchas com tellini, vôngoles e mexilhões; coalhada da casa; conserva de lula com feijão-fradinho e pesto de pistache; pães e gougère, acompanhados de manteiga e azeite.  depois, entra em cena a gyoza de cavaquinha com molho de capim-limão.  O terceiro ato chega como a estrela do menu: pithivier de bacalhau (Gadus morhua) em lascas cremosas, envolto em massa folhada, com brócolis, azeitonas e tomate assado.  Para finalizar, um fondant de chocolate belga 50% com creme inglês de cumaru. A experiência está disponível por R$ 280 por pessoa.

Lapeyre também assumiu a coordenação da cozinha de outras casas do grupo, também em Ipanema: Via 7 e V7. Novidades à vista.

SERVIÇO
Nôa: Rua Garcia d’Avila 135, Ipanema. Tel.: 21-99745-0135.
Site: www.noaipanema.com.br
Instagram: @noa.ipanema