O pistache é hoje um dos ingredientes mais cobiçados do mundo. Sua cor esverdeada e sabor acastanhado marcante se presta a muitas utilizações culinárias, desde complemento para saladas até a entrega de untuosidade para sobremesas. É uma iguaria que tem capacidade de engrandecer pratos salgados e doces.
Acabou ganhando uma data para chamar de sua: o 26 de fevereiro é o Dia do Pistache.
Fizemos uma seleção de lugares para você apreciar essa iguaria.
PATO COM LARANJA: A chef Andrea Tinoco lançou recentemente a salada Caesar com crumble de pistache e camarão. Outra sugestão do Pato é a sobremesa Pavlova, uma deliciosa combinação de frutas vermelhas, sorbet de framboesa e creme de pistache.
ZAZÁ BISTRÔ TROPICAL: Em 2024, o Zazá Bistrô Tropical, em Ipanema, comemorou 25 anos de história e o chef Arthur Cardoso criou o atum selado em crosta de limão siciliano, com laranjas braseadas, labneh (coalhada seca ao mel trufado), cenouras grelhadas com mel e zaatar, sementes e pistache e espinafre cítrico.
NIDO: No menu do Nido Ristorante, assinado pelo chef veneziano Rudy Bovo, as opções com pistache passam pela entrada, prato principal e sobremesa. Para começar experimente o carpaccio de robalo com pistache e laranja e, como principal, o tagliolini com pistache, guanciale e laranja. Para finalizar, duas opções: o figo caramelizzato, com mascarponede pistache, e o cannoli siciliani recheado com creme de ricota, fruta cristalizada e pistache.
MASI: No Masi, restaurante de gastronomia mediterrânea e japonesa localizado no 30º andar do Hotel Nacional, o chef Nao Hara criou a cheesecake de pistache com ganache de chocolate branco e frutas vermelhas. Para brindar, a boa pedida com pistache é o drinque autoral Zakhyntos feito com vodca macerada com manjericão, Maraschinno, Vermute bianco, Limão e orgeat pistache.
CASA HORTO: No P´Alma, da Casa Horto, a opção de entrada com pistache é o delicioso Feta at Pistache, com caramelo, flor de sal e pistache, assinado pela chef Luisa Veiga.