BANANA DA TERRA, EM PARATY, APRESENTA NOVO MENU

À frente do Banana da Terra, ícone da gastronomia de Paraty com 30 anos de história, a chef Ana Bueno preparou um novo menu, leve e divertido, ideal para os dias ensolarados dessa temporada de verão.

Inspirado nos sabores e ingredientes locais, o cardápio reforça a conexão com a tradição caiçara, trazendo pratos que destacam os frutos do mar da região.

– Quando a gente viaja, gosta de conhecer os sabores do lugar. Em Paraty, temos frutos do mar de excelente qualidade, eles são a estrela desse menu. São opções frescas e leves, que combinam com o clima quente da cidade”, conta. A chef aposta ainda na combinação de pequenas e variadas entradinhas, para se compartilhar entre amigos: “Esse formato pode ser divertido, pois todos provam um pouco de tudo – diz a chef.

Nesse sentido, Ana criou a Experiência do Mar, uma caixinha de bambu com seis miniporções das especialidades da casa: o crudo de peixe maturado, o atum confitado, o camarão ao curry, a emulsão de mexilhão defumado, a lula ao molho de ostra, e o carpaccio de polvo, tudo acompanhdo pelo pão de fermentação natural, feito na casa.

Ao todo, o novo menu apresenta 12 entradas, muitas delas versões levemente modificadas dessas miniporções.

Crudo de peixe maturado

– É legal pois assim o cliente pode pedir a que mais gostou em maior quantidade – comenta Ana Bueno.

É o caso do crudo de peixe maturado na casa por 30 dias, servido em molho cítrico com mel de abelhas nativas e shoyu, gergelim torrado, conserva de mostarda em grão e alga nori; e do carpaccio de polvo marinado com tucupi, brunoise de salsão e cebola roxa, raspas de limão, salsinha, e crocante de arroz negro (foto de aberturae de capa deste post).

Há ainda outras opções, como o bolinho de siri catado com aioli de abacate e limão; e o vinagrete de mexilhão defumado, com pastel de vento.  

Entre os pratos principais, destaque para os camarões inteiros grelhados no azeite ao molho romesco, servidos com coalhada seca, uma salada de ervas, e um pão de alhos assado na hora, tudo produzido no Banana da Terra.

Alguns clássicos foram mantidos, como o Filé ao forno em crosta de pimenta limão, servido com risoto de palmito e azeite cítrico de agrião, limão curado e salicórnia; e o Polvo de pesca artesanal na brasa, com molho e emulsão de páprica picante, purê de batata doce roxa e alho assado.  

Para os veganos, Ana criou um prato com 100% de aproveitamento dos ingredientes. Chama-se Do caule à folha, e combina um tempurá de brócolis, com casca de abóbora, cebola e folha de salsão; sobre purê de abóbora com especiarias e pimenta baniwa, ao molho de pesto cítrico feito com o talo de salsinha, que acompanha uma salada de grãos.  

Para encerrar com doçura, tem uma versão mais elaborada do típico sonho de aipim, tradicional na região, que vem recheado de goiabada e queijo cremoso e servido com sorvete de goiaba. Outra sugestão é o BaNAnAs, um mix com shot de Gabriela, com chips de banana, pastel de banana com queijo, brigadeiro de açaí com banana, palha italiana de banana com laranja, pudim de tapioca com calda de banana, caramelo de banana.  

SERVIÇO

Banana da Terra: Rua Dr. Samuel Costa 198, Centro Histórico, Paraty. Te.: 24-99328-2688. Instagram: @restaurantebananadaterra