Bruno Agostini
Abre as portas hoje, às 18h, Dia dos Santos Reis, o bar Jurubeba, que nasce também sob as bênçãos de São Jorge, como reza a tradição dos botequins cariocas.
A novidade traz a assinatura do chef Elia Schramm, da Babbo Osteria e do pan-asiático Si-Chou, ambos em Ipanema.
Localizado numa esquina da Rua Real Grandeza com a Rua Ipu, em Botafogo, o Jurubeba está bem próximo a Scuola, espaço para eventos do chef na Rua General Polidoro.
A birosca vai funcionar para almoço e jantar, do meio-dia à meia-noite, com folga às terças. Portanto, quem não for hoje pode conhecer a nova casa, muito aguardada, na quarta-feira.
Publicamos há algum tempo uma reportagem sobre essa tendência, de chefs renomados abrirem os seus botequins, num contexto mais popular e democrático, prestigiando essa instituição carioca. O Jurubeba é o caçula dessa turma.
O cardápio tem caldinhos, como o de mocotó com paio e feijão branco, pastéis, como o de camarão com Catupiry, petiscos, como a moela no molho e a porção de fritas com linguiça, coroada por um ovo frito. A carne assada tem cebola caramelizada no complemento. Tem croquete de carne assada, caldinho de feijão, e do pescador (à moda baiana, com frutos do mar no leite de coco e farofa de dendê).
Tudo segue uma linhagem tradicional, mas há pitadas criativas, como o chamado Korean Fried Passaralho, uma mistura de frango frito crocante à moda coreana que, em vez de ganhar acabamento com gergelim, é finalizado com muito alho frito, uma versão fusión do nosso bom e velho frango à passarinho.
Além de chope, o bar aposta em coquetéis, como o Flor do Jurubeba, com, com a bebida composta que dá nome ao lugar, , hibisco, baunilha e borbulhante de caxiri. Há clássicos, como Negroni e Bloody Mary, além de batidas. Entre os itens inéditos, um vermute de jurubeba, criado pela Companhia dos Fermentados especialmente para ele.
Pra fechar, bolo molhado de coco e pudim. Simples assim, como num bom botequim.
SERVIÇO
Jurubeba: Rua Real Grandeza 196, Botafogo. Instagram: @jurubeba.bar
Um comentário
Comentários estão fechados.