SURU BAFO ABRE AS PORTAS HOJE NA LAPA

O cupim assado longamente no bafo

Inaugurado no início do ano, com enorme sucesso, o Suru Bar ficou pequeno. “O boteco que já nasceu com alma”, como defini na primeira visita, incrementou ainda mais o movimento daquele trecho boêmio do Rio, onde a Lapa encontra a Glória. Então, pra acomodar a clientela os sócios, Igor Renovato e Raí Mendes, decidiram atravessar a rua. Aproveitando do espaço novo, bem em frente, que tem uma área aberta e outra coberta, no térreo de um edifício residencial, resolveram instalar ali algumas churrasqueiras, dessas que podem assar carne longamente quando fechadas. E assim nasceu o Suru Bafo, que abre as portas ao público hoje, a partir das 17h.
O cardápio tem um tanto de diferente, como o ossobuco assado no bafo, sucesso já desde antes da inauguração, nos testes e nos primeiros dias, quando convidados testaram e aprovaram o chambaril, nome adotado, como se chama esse corte da canela em estados do Nordeste, como Bahia e Pernambuco.

Mesa posta: ossobuco, copa-lombo etc

Das churrasqueira saem ainda cupim, copa-lombo, sobrecoxa de frango, linguiça e costela suína, além de um mix de raízes e legumes, para os veganos, ou não.

Cada carne tem um tempero diferente:
O cupim é a sobrecoxa são marinados na cerveja; o ossobuco, no vinho tinto; a costelinha suína e a copa-lombo, na cachaça amburana.
A chef Roberta Antônia também comanda a cozinha, de onde saem ainda petiscos, como pão de alho, e guarnições, que bem podem servir como aperitivo, como o pirão de carne, que além de farinha e caldo, tem pedaços já se desmanchando (vai uma pimenta aí?).
Entre os acompanhamentos estão arroz à piamontese, arroz verde de brócolis, farofa de ovos, salada fresca de tomate e palmito e batata frita “de verdade”, como se convencionou chamar quando não são congeladas, além feijão vermelho vegano.
Entre os petiscos, as lulas chamaram muito a atenção dos convidados-cobaias, que também se lambuzaram com as moelas no molho de ostra e cachaça; e com os croquetes.
E que tal um pastel de camarão na moranga? Também tem!

Batida de paçoca defumada

Quem chegou pra comandar o bar é o boa-praça Pretinho Cereja, parceiro de balcão do Renovato há muito tempo.

Destaque para os coquetéis Seu Gostoso, com gim, xarope de morango, vinho branco doce (Jurupinga) e água tônica cítrica; Felizarda, feita de tequila, Jambuzada e soda de acerola com gengibre; e Teresa, reunião de vodca e borbulhante de caju com baunilha. Também há batidas, com destaque para a de paçoca defumada, além de cinco sabores de caipirinha, com misturas como morango, uva verde e manjericão, e de kiwi.

Para encerrar, o SuruSundae (sorvete de creme, calda artesanal de chocolate e farofa de castanha de caju) e o pudim de cumaru (pudim de leite condensado com raspas e infusão de cumaru com calda de de caramelo) são boas pedidas.

SERVIÇO
Suru Bafo: Rua da Lapa 128, Lapa. Instagram: @surubafo.rj