DELÍCIAS: NOVIDADES NA GASTRONOMIA CARIOCA

A rede de restaurantes lançou um livro

Bruno Agostini

GULA GULA FAZ 40

O Gula Gula, casa que é xodó dos cariocas desde 1984, quando abriu as portas de sua primeira unidade, que fez história no Leblon, está completando 40 anos. Para marcar a data, a rede – que acaba de abrir uma nova unidade no Shopping Leblon – está lançando um livro comemorativo, que esta à venda em suas lojas, e também através do iFood.

A publicação conta essas quatro décadas de trajetória e também traz 20 receitas, dentre elas, clássicos da marca, como o paillard com fetuccini, a salada frango ao pesto e a torta de limão, além de novidades recentes do menu, como os pokes de atum e de salmão, o brownie sem glúten recheado com doce de leite e a tostex de queijo.

• Gula Gula: @gulagularestaurante

GIUSEPPE GRILL COM NOVIDADES

Marcelo Torres, do Giuseppe Grill, está com novidades. Além de estar testando uma nova técnica de maturação de carnes, na manteiga (com e sem temperos), ele agora apresenta um serviço de steak tartare preparado na mesa, na frente dos clientes, com carne moída na hora, em um carrinho que circula no salão. 

• Giuseppe Grill: Av. Bartolomeu Mitre 370, Leblon. @giuseppegrill 

RUA DA CERVEJA GANHA PRIMEIRO BAR 

Acaba de abrir o primeiro brew pub da Rua da Cerveja, projeto da prefeitura que dá incentivos fiscais para que pequenas fábricas artesanais se instalem no local, a Rua da Carioca. 

É a Vírus Bier, que tem cardápio de almoço e petiscos, com seis opções de chope direto das torneiras: Pilsner, Weiss, Red Ale, Sour, Stout e IPA. Para comer, sexta-feira é dia de feijoada, por exemplo. 

• Vírus Bier: Rua da Carioca 55, Centro. @cervejariavirusbier 

UMAI: OMAKASÊ PARA DEZ 

O restaurateur Menandro Rodrigues, do Haru, rebatizou o seu salão de Omakasê, espaço exclusivo, com capacidade para apenas dez pessoas, com dois horários de serviço: 19h e 21h30, que precisam ser reservados com antecedência. 

O menu tem 16 etapas, que podem variar de acordo com a disponibilidade de peixes. 

Em breve o espaço, numa galeria em Copacabana, vai ganhar mais um ambiente: será o 111 Listening Bar, local para se beber drinques e escutar boa música. 

• Umai: Rua Raimundo Corrêa 10, sobreloja, Copacabana. @umai.rio 

PANELINHAS NO BALAIO DO ZÉ 

Um dos destaques do Balaio do Zé, no Flamengo, são as panelinhas especiais do Zé, petiscos individuais, que chegaram para ficar no cardápio da casa, especializada em cozinha portuguesa, com sotaque carioca, típica de nossos botecos.

Entre as opções estão as sardinhas à Nazaré, refogadas com cebola, alho, gengibre e pimentões; os camarões à galega, no azeite com uísque, ervas, alho, gengibre e páprica; as moelas ao vinho do Porto; as iscas de fígado à lisboeta; e a língua ao molho Madeira com champignons. Excelentes pra dividir. 

• Balaio do Zé: Travessa dos Tamoios 40, Flamengo. @balaiodoze

O nhoque de cogumelos do Boka

BOKA COM MENU RENOVADO

O chef Damian Montecer acaba de assumir a consultoria da cozinha do Boka, em Ipanema, para onde levou seu pupilo, Gabriel Ribeiro. O menu foi inteiramente reformulado, e merece um confere. Entre os destaque estão o steak tartare, o mignon au poivre (muito bom) e o nhoque com cogumelos, devidamente testados e aprovados (com louvor). 

– Minha inspiração veio de alguns franceses de Nova York, onde trabalhei, como o Balthazar e o Pastis – diz Damian. 

• Boka: Rua Barão da Torre 510, Ipanema. @boka.ipanema