Bruno Agostini
O chef Kiko faria, do Bão, em Copacabana é um dos melhores da cidade. Sua cozinha reflete a sua vida: mineiro, passou anos à frente do Gero, onde aprendeu a preparar com perfeição pratos clássicos italianos. Honrando sua terra natal, é um dos grandes especialistas em carne de porco. Sua comida podemos definir como ítalo-caipira, ou ítalo-mineira.
Recentemente ele foi contratado como consultor pela Rio Tap Beer House – seguramente a melhor carta de cervejas do Rio atualmente – como consultor para renovar o menu, que acaba de ser lançado. Junto com a novidade veio outra: a casa começou a abrir para almoço, inicialmente só nos fins de semana, mas logo isso deve se estender para terça, quarta, quinta e sexta.
Entre as novidades do cardápio estão o petiscos como à flamenca, quase um shakchuka, um ovo pochê afogado no molho de tomate da casa, com bacon e cebola, acompanhados de pão centeio; a burrata com tomate assado, húmus de tahine, pipoca de grão-de bico e picles, servidos com chips de pão sírio no sal grosso e azeite; e o croquete de carne, com carne assada na cerveja stout desfiada, empanado na panko crocante e picles de mostarda grãos e cebola roxa.
Entre os principais, tem bife ancho acompanhado de farofa de bacon e vinagrete refrescante; steak tartare com carne picada na ponta da faca temperada com cebola roxa, alcaparras, picles da casa, azeite extra virgem e aioli de mostarda; e o tonkatsu, um clássico da culinária japonesa feito com porco empanado servido com molho tonkatsu, picante e levemente adocicado. Outra boa pedida é o surf & turf, que combina elementos do mar e da terra, com camarões, linguicinha mineira refogada em azeite, alho, cebola ancheloti no pão de centeio.
Também há bons burgers e sanduíches, como já havia antes na casa, agora com novas opções: pig bun, pão chinês cozido no vapor com tonkatsu (porco empanado) e chutney de abacaxi levemente picante; Tap burguer, blend da casa coberto de cheddar fundido e crispy de copa lombo super crocante no pão brioche e acompanhado de batata frita; e o Tap double smash onion, blend da casa duplo com cebola chapeada, queijo cheddar, ketchup artesanal e mostarda amarela no pão brioche e acompanhado de batata frita.
Para encerrar, prove o carameloso, uma torta de butter scotch, composta por um caramelo cremoso, biscoito, ganache de chocolate Stout e finalizado com flor de sal; e o le Cointreau, uma torta de chocolate com notas de laranja, cointreau, complementada por doce de leite artesanal argentino e sorvete de leite.
SERVIÇO
Rio Tap Beer House: Travessa dos Tamoios 32, Loja C, Flamengo. Tel.: 3258-4168. Instagram: @riotap_beerhouse