Vizinho de clássicos com.o o Sat’s e o Cervantes, a Portinha acaba de abrir as portas na Rua Prado Junior, em Copacabana, só arriando-as às 4h da madrugada. No maior reduto da boemia profissional do Rio de Janeiro, serve chopes e drinques autorais, criados por Thiago Teixeira. Para comer, o cardápio de petiscos tem acepipes de estufa e de vitrine refrigerada.
Tem pizza de sardinha, porções de salaminho e sanduíches, como o de carne assada. Há um quarteto de empadas, de frango, carne seca cremosa com banana da terra, camarão e queijo. Para petiscar, podemos pedir ovos de codorna, o vinagrete do mar, a conserva de lagarto, a punhetinha de bacalhau, a conserva de jiló, o espetinho “sacanagem”, a batata calabresa, o escabeche de sardinha, a azeitona preta, os tremoços e o salaminho.
Da cozinha, a pedidos, saem belisquetes como pão de alho, porção de fígado na chapa, steak tartare com brioche da baroa, frango com bacon e queijo, acompanhado de conserva de batata.
Para beber, já pensou no clássico Bombeirinho numa versão sour? Outros ícones da coquetelaria, como caju amigo, em versão que já é marca registrada de Thiago Teixeira, com compota da fruta, Negroni e Fitzgerald também estarão na carta.
Para a sobremesa, que tal sacolé de pudim? Sim, uma exclusividade da casa.
A Portinha Prado é uma homenagem aos milhares de botequins da cidade. As suas paredes, decoração e uniformes contam um pouco da história da PJ, a famosa Prado Júnior. Tem muita surpresa, como a trilha sonora exclusiva do banheiro. A empreitada é o primeiro bar de Bruno de Paula e seus sócios dos quiosques Ginga, Samba Social Clube e Areia MPB. A operação é liderada por Rafael Cassel.
SERVIÇO
Portinha Prado: Avenida Prado Júnior 281, Copacabana. De seg. a qui., das 17h às 4h; de sex. a dom., das 12h às 4h. Instagram: @portinhaprado