No dia 14 de julho de 1794 aconteceu a Queda da Bastilha, quando foi tomada a fortaleza medieval, episódio histórico que foi o evento mais importante pra detonar a Revolução Francesa.
Todos os anos os franceses festejam a data, em todo o país, e também no estrangeiro. Por aqui, pelo menos dois eventos acontecem neste fim de semana em celebração a “le 14 juillet”, que acontece no próximo domingo.
Na sexta, dia 12, a escola de gastronomia Le Cordon Bleu celebra os 235 anos da Queda da Bastilha com jantar feito a 10 mãos, com a participação dos franceses Patrick Martin, Roland Villard e David Mansaud, convidados pelos head-chefs da instituição, Yann Kamps e Philippe Brye. O quinteto assina o menu harmonizado no Signatures.
Para dar início à noite, Soupe à l´oignon – clássica sopa francesa feita com cebolas caramelizadas no caldo de carne, gratinada com queijo derretido e o Tartare de Saumon com remoulade e picles de rabanete.
Em seguida, serão servidos os pratos principais, os saborosos Bar de ligne et réduction de champagne com robalo e aspargos, redução de champagne e ovos mujol e o Boeuf en croûte, conhecido como filet Wellington, servido com mini legumes, purê Robuchon e molho bordelaise.
E para finalizar a experiência dessa noite histórica, Fuits Rouge – mousse de frutas vermelhas com calda de morango e a deliciosa Paris-Brest, sobremesa revisitada com pistache, framboesa e Hibiscus.
No dia seguinte, sábado, o consulado Geral da França no Rio de Janeiro irá realizar, em parceria com a Junta Local, a segunda edição da “Feira Francesa” para comemorar a Festa Nacional da França, com comidas típicas e muitas homenagens à gastronomia francesa, conhecida por sua valorização de ingredientes, produtores locais, feiras e mercados.
A curadoria gastronômica tem a participação de renomados representantes da comunidade gastronômica francesa na cidade de Rio de Janeiro, ao lado de produtores da Junta Local, muitos dos quais se inspiram na França para a elaboração dos seus pratos e produtos.
Nas famosas barracas listradas da Junta Local, teremos os clássicos da cozinha francesa em versão marché como crêpes, patês, brioches, croissants, baguettes, macarons, madeleines, gougères, financiers e éclairs, além de pratos típicos da França como a famosa ratatouille, o boeuf bourguignon, a Bouillabaisse de Marselha, e muito mais.
Esta edição da Feira Francesa também será realizada em colaboração com a associação Comida com Amor. Com o objetivo de ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul, será organizada uma rifa cujo fundos serão integralmente revertidos para a associação. Os prêmios incluem dois cursos de culinária oferecidos pelo Le Cordon Bleu e várias cestas de alimentos dos parceiros da Junta Local.
SERVIÇO
Signatures: Le Cordon Bleu, rua da Passagem 179, Botafogo.
Feira Francesa: 13 de julho, sábado, de 10h às 18h, na Oraça Nossa Senhora da Paz, panema. Instagram: @ajuntalocal