COCHON ROUGE: CHARCUTARIA CARIOCA COM SOTAQUE FRANCÊS

Chico Junior

Pedro Attayde nasceu em Niterói, morou na zona rural de Maricá, virou tijucano aos 19 anos, quando seus pais vieram morar no Rio de Janeiro. Formou-se em gastronomia há 15 anos e chegou a trabalhar em alguns restaurantes da cidade.
Com o tempo foi alimentando a ideia de ter seu próprio negócio e, de preferência, ligado à sua paixão culinária: a charcutaria francesa. Começou a estudar e a pesquisar o assunto, aqui mesmo no Rio, por intermédio de colegas de profissão, livros e internet.
Há três anos deu o primeiro passo: montou uma cozinha semi-industrial em casa e começou a produzir artesanalmente suas linguiças e patês.
O negócio foi dando certo e desde janeiro deste ano a Cochon Rouge (porco vermelho) é uma marca registrada, com uma pequena fábrica montada no bairro carioca do Estácio.
“É uma fábrica”, diz, “mas continuamos produzindo artesanalmente, com técnica francesa mas jeito carioca, com muita criatividade e respeito às técnicas ancestrais de preservação das carnes e à cultura francesa.”
“O jeito carioca”, diz Pedro, é, “respeitando as receitas originais francesa, adaptar os sabores para o nosso paladar, procurando sempre usar produtos locais”
Da fábrica saem, atualmente, oito produtos base, os quais fornece para restaurantes e lojas de alimentação da cidade.
Um dos carros-chefes da pequena empresa é a mousse de fígado, em cuja receita entram fígado de galinha orgânico marinado em redução de vinhos do porto e tinto e conhaque, cebola, alho, manteiga, ovos e pimenta branca.
Há, também, patê de canard (feito com carne de pato, bacon, vinho do porto, pistache, damasco, alecrim e especiarias), saucisse de Toulouse (linguiça fresca grossa de “padrão toscana”, inspirada no embutido original do Cassoulet, da cidade francesa de Toulouse), linguiça com limão siciliano com estragão (linguiça fina, ensacada em tripa natural de cordeiro, feita de copa lombo com raspa de limão siciliano, estragão e pimenta branca), rilletes de porc (copa lombo marinada em vinho branco com ervas e especiarias, confitada lentamente em banha de porco e depois desfiada), patê de foie (paté de fígado de galinha flambado em conhaque, batido com manteiga clarificada, cebola confitada, salvia, pimenta preta e noz moscada), geleia de bacon, cebola e café, mortadela com pimenta verde, patê de campagne (copa lombo com fígado de galinha, marinados em conhaque com amêndoas, ameixa, bacon e especiarias) e janbon maison, além de uma ou outra novidade.

SERVIÇO: Cochon Rouge, te.: (21) 99195-5409. Instagram: @cochonrougebr