Depois que foram renovados, os hotéis Ipanema Inn e Arpoador, do mesmo grupo, investiram pesado na gastronomia. Foram abertos os restaurantes Quitéria, no primeiro, e Arp, ambos no térreo, esse último com mesas no salão e no calçadão, seguramente um dos lugares mais agradáveis da cidade, no café, almoço, happy hour ou jantar.
Recentemente, os dois ganharam novos chefs, que lançaram quase que simultaneamente os novos menus, há pouco tempo. No Quitéria, foi convocado o jovem o paulistano David Cruz, com currículo consistente, que inclui passagem pela rede Belmond, do Copacabana Palace. A proposta é uma brasilidade com criatividade, e assinatura do cozinheiro, que criou um elogiado caldinho de camarão com ovo de codorna; e um crocante de milho crioulo com guacamole de quiabo e picles de cebola roxa, duas das opções mais recomendáveis de entrada.
Para os principais, o carbonara caipira faz sucesso, com sua fórmula que combina fonduta de milho, queijo Canastra, crocante de pancetta, pó de agrião e pimenta-de-macaco; assim como o cupim cozido em baixa temperatura por pelo menos oito horas, servido com demi-glace, musseline de mandioca e vinagrete de feijão-verde.
No fim, a mousse de pão de mel com chocolate, toffee de doce de leite e tuille de cacau com nibs é surpreendente.
Quitéria: Hotel Ipanema Inn, Rua Maria Quitéria 27, Ipanema. Tel.: (21) 96731-2519 (WhastApp).
ENTRE BRIOCHES, TACOS E BOLOVOS
No Arp quem dá as cartas agora é o chef Lucas Lemos, que deixou a cozinha da Babbo Osteria para assumir o novo desafio de cuidar da gastronomia do hotel, do café ao jantar. Em seu primeiro menu autoral ele confirma o talento que mostrava em seus antigos trabalhos, apresentando um menu certeiro, com destaque para o Arp Fish, sanduíche imperdível servido no brioche da casa (delicioso), com peixe frito crocante (mesmo), saladinha, molho tártaro, picles e tomates. No setor de entradas há receitas como o bolovo de camarão, bem-sucedida reinterpretação do salgado que anda na moda, neste caso feito com ovo mollet envolto em massa de camarão, maionese de maracujá e pimenta coreana. O mesmo vale para os dois tacos criados por ele, com massa de milho branco: porco marinado com abacaxi e camarão crocante com maionese de limão.
Para os principais, ele criou outras receitas matadoras, no bom sentido: o polvo grelhado, acompanhado de creme de batata e alho assado, além de tomatinhos, ervas, páprica defumada e redução de balsâmico; e o cavatelli Mar & Montanha, que traz a massa caseira preparada no próprio restaurante, em molho com pancetta, tomatinhos, ervas e cauda de lagosta na manteiga noisette.
No final, ou quando quiser no meio da tarde ou da noite, porque sozinha já vale a visita, peça a torta basca de café, com doce de leite argentino finalizando.
Arp: Rua Francisco Otaviano 177, Ipanema. Tel.: 3600-4041.