LARGO DA PRAINHA TEM FESTIVAL DE MACARRONADAS ATÉ O FIM DO MÊS

Essa história é ótima, e quem conta em o próprio autor da ideia, o empresário e agitador cultural Raphael Vidal, que deu nova vida ao Largo da Prainha com suas casas, como a Casa Porto, o Dois de Fevereiro e o Bafo da Prainha.

Os pratos começaram a ser servidos ontem, e ficam em cartaz até o dia 31 de maio. Depois, só no Dias das Mães, em 2025.

Diz aí, fera:

“As Macarronadas das Matriarcas já
estão na pista!

O macarrão chegou no Brasil no meio do século 19 com os imigrantes italianos e logo se popularizou nos armazéns, trapiches e companhias manufatoras da Região Portuária carioca. As tias baianas da Pequena África do Rio colaboraram para fazer da macarronada um dos pratos de referência nos batuques em seus quintais.

É a celebração destas matriarcas que realizamos pelo segundo ano no mês de maio no Largo da Prainha: Casa Porto, Bafo da Prainha e Dois de Fevereiro prepararam receitas de macarronadas para guardarmos em nossas memórias.

A Casa Porto oferece o Talharim Trapiche, uma celebração aos pratos de rancho dos tradicionais trapiches portuários: Talharim ao molho ferrugem com almôndegas caseiras de pernil, tomates assados e manjericão. Petisco: Porção de Almôndegas com Pão.

No Bafo da Prainha tem o Galeto Parafuso, nossa versão do clássico macarrão com galinha dos sambas de terreiro e partido alto: Fusillino alho frito, meio galeto defumado ao pomodoro e ovos de codona. O petisco é porção com 4 Coxinhas de Galeto.

Cruzando Morro e Mar inspirados pelo Morro da Conceição no sopé do Largo da Prainha, o Dois de Fevereiro lançou o Espaguete da Conceição: Espaguete com ragu de paio e polvo. E ainda tem Pastel de Polvo com Paio como petisco ou não é uma homenagem de responsa para as nossas mais experientes? Traz a sua, e vem curtir o Largo da Prainha!