PERTO DO FUEGO: NOVO RESTAURANTE EM PETRÓPOLIS EXPLORA TODAS AS POSSIBILIDADES DE BRASA E LENHA

Tomahawk: o indicado pelo chef

Bruno Agostini

No meio do salão envidraçado, com paredes de pedra e acabamento em madeira, está o varal, estrutura churrasqueira que está na moda, onde são penduradas carnes e vegetais, em diferentes níveis e distâncias do fogo. Perto dele um costelão assa lentamente, sustentado por uma estrutura de metal. Logo ao lado está o elemento principal da cozinha, uma parrilla infernal, com chamas nas alturas, e brasas incandescentes em grande temperatura. Ali crepitam cortes como tomahawk, beef ribs defumados, cupim, picanha, Denver Steak, bife ancho e galeto.

No novíssimo restaurante Fuego Marambaia, o fogo é o elemento central, e tudo gira ao redor dele. Estivemos lá ontem, dia de imenso movimento, com salão lotado e fila na entrada. A casa integra do projeto da Fazenda Marambaia, um empreedimento turístico e imobiliário de luxo, que inclui hotel de alto padrão e condomínios que se alastram pelas montanhas, uma floresta que vai ganhando casas aos poucos. A gastronomia é importante ponto de atenção do negócio, atraindo público de fora e gerando interesse de potenciais compradores.

No Fuego, espaço com aspecto elegantemente rústico, ainda chamam a atenção o forno tipo iglu, e uma geladeira de maturação de carnes, o processo chamado dry aged, que também anda em alta com os chefs, como a paulista Paula Labaki, especialista no assunto, craque nas carnes e nos processos de cozimento na lenha e no carvão, que são a alma de sua cozinha, que passeia pelo fogo de chão gaúcho, pelas parrillas platenses e pelos rincões texanos do BBQ.

Ali, o fogo brilha em todos os sentidos. Inaugurado na semana passada com grandes expectativas, está funcionando com lotação máxima aos sábados,  domingos e feriados, portanto quem pretende conhecer a novidade que promete ser sensação na temporada serrana de outono-inverno é melhor reservar logo.

Além do multinacional cardápio de carnes, a casa tem petiscos que seguem essa linhagem, com tutano assado, empanadas, huevos rancheros e uma lista bem carnívora de receitas, que incluem bolinhos de costela, milho assado “a la plancha”, linguiça “Tex-Mex” com cheddar e cerveja preta, além do pão de alho confitado com parmesão. 

Há outros pratos substanciosos, como garrão de cordeiro com polenta cremosa e lasanha de costela. E também sanduíches, como burger e choripán.

Para o menu de carnes, podem ser pedidos molhos à parte, como o italiano gremolata, o americano Barbecue, e criações da casa, como vinagrete de maçã verde e manteiga de cebola tostada. As guarnições seguem a filosofia rural, com batata-doce na brasa, e outros clássicos acompanhamentos de churrasco, como farofa de ovos, fritas de verdade, realmente “fininhas e crocantes” como aponta o cardápio, e arroz Biro-Biro, também chamado de maluco sabe-se o porquê, uma vez que ao juntar ao grão ovos, fritas, bacon e cebola vira uma das mais sensatas e deliciosas guarnições para carnes.

SERVIÇO – Fuego: Fazenda Marambaia, rua Dr. Agostinho Goulão, 2000, Corrêas, Petrópolis. Tel.: (24) 2103-6306. Reservas: (24) 97404-2177. Instagram: @fuegomarambaia