Bruno Agostini
Quem gosta de café precisa conhecer o Coffee Five, na edifício Galeria, no centro. Sem medo de errar, ali são servidos os melhores cafés do Rio. Fruto do trabalho de Emerson Nascimento, premiado barista, que hoje viaja o Brasil, garimpando os melhores cafés, de lotes pequenos e muito exclusivos, incluindo grãos da Bahia, Espírito Santo e Cerrado Mineiro.
— Trabalho há 16 anos com café. Temos a nossa torrefação, a Five Roasters, que já está completando seis anos. É muito tempo de trabalho, e conhecemos bem o mercado. Como somos conhecidos no mercado, os próprios produtores nos mandam seus melhores cafés, sem que a gente mesmo peça – conta.
Além de cafés realmente especiais, preparados em distintos métodos de extração, e ampla variedade de grãos, com diferentes procedências e graus de tosta, ele também tem uma pequena seleção de drinques etílicos, nos quais o café é elemento de destaque, começando pelo clássico Irish Coffee, que pode ser preparado com três uísques: o Jamenson, o mais tradicional para a receita, o Glenfiddich 12 anos, e o Glenmorangie, que é maturado em barris franceses do vinho Sauternes.