Luisa Prochnik
Um desfile diferente, sem plumas e paetês, mas muito colorido, cheio de estilo e que dura o ano inteiro acontece nas quadras, nas feijoadas, na praia, nos churrascos, onde o apaixonado pela escola de samba quiser. Em comum, todas as agremiações apresentam blusas dos enredos sempre muito coloridas, preferência por bonés e uma grade de tamanhos que privilegia corpos diversos, dos menores aos maiores, para incluir o verdadeiro padrão brasileiro, muito distante das capas de revistas de moda. Se você ainda não entendeu qual desfile está sendo narrado por estas linhas é que ainda não se permitiu a visitar as lojas virtuais das escolas de samba – e sair dessa experiência com a carteira mais vazia, mas com o amor, literalmente, estampado no peito, na cabeça, nas costas, na bolsa, no chaveiro…
Quesitos apresentados e é hora de o desfile começar. Vocês são os jurados e, quem sabe, os próximos a desfilar. Aqui, a ordem é a mesma da Sapucaí com a Porto da Pedra iniciando os trabalhos. Em um cenário vermelho e branco, o Tigre de São Gonçalo entra em ação e o destaque da loja virtual está nas blusas temáticas para o carnaval 2024. A sabedoria popular do livro Lunário Perpétuo em uma chamativa estampa com preto, vermelho, tigre, astrologia, agricultura, entre tantos outros elementos. Tem a moda casual, no estilo ‘Vermelho & Branco até Morrer’ e ‘Faço Samba por Amor’. Blusas que contam e cantam o passado também estão lá, com homenagem ao enredo de 1997, em um amor branco encarnado: eu pinto, eu canto, eu bordo.
Chega o momento da Beija-Flor de Nilópolis. Há um programa de recompensas, quanto mais se compra, mais se ganha, e a certeza de que gastar é também investir: Parte dos lucros obtidos colaboram com algumas atividades da escola, direta ou indiretamente ligadas ao carnaval. A Beija-Flor fechou parceria com a Approve, marca streetwear, e o site está repleto de roupas casuais. Do cropped reage, à viseira, aos bonés, sempre eles. “É uma expressão vibrante de estilo e cultura, abrindo as portas para uma experiência autêntica”. Do casual ao sagrado, a Coleção Personalidades exalta o amor ao casal Selminha e Claudinho, ao Neguinho da Beija-Flor e à Lorena e a Coleção Pride, entre cores da escola e do arco-íris, respeita e representa a diversidade.
Com o enredo ‘A Paixão que Você Pode Vestir’, entra para desfilar a loja virtual do Salgueiro. Os bonés são carro-chefe. “De dois em dois meses tem coleção nova”, conta Victor Brito, gerente e designer da loja oficial do Salgueiro. Chapéu Panamá, de veludo, camurça e com brilho. Vermelho, branco e dourado, entre outras cores. A camisa do enredo 2024 com uma estampa vibrante traz a defesa do povo Yanomami. “Do P ao maior tamanho possível para atender todos os tipos de corpos”, completa Victor. Corpos que vestem frases apaixonadas e relembram passado glorioso, dos Delírios de 2023 ao retrô de 1993. Quadros, canecas, cooler para aqueles que querem salgueirar, tudo aprovado pelo Mascote Sabiá, que também está na loja, vestido a caráter com seu chapéu Panamá.
Desse desfile, a Grande Rio, infelizmente, não vai participar. Ainda não possui loja virtual.
Então, é hora de o azul e o amarelo-ouro da Unidos da Tijuca ganharem destaque com uma blusa de enredo eufórica e arrebatadora, com mitos e lendas cantados pelo samba 2024. Bonés são objetos de desejo e os copos vêm logo atrás nas vendas. Há macaquinhos, e body. E um par de chinelos, pois quem samba, samba descalço, de salto, de sapatos e, claro, de chinelo. A Unidos da Tijuca traz também uma linda camisa nas cores da escola com um arco-íris no meio. “O samba é plural, ativista e precisa usar sua força e paixão para deixar claro que a inclusão e respeito são prioritários! E nos preocupamos em tamanhos desde bem pequenos a bem grandes, porque nosso cliente não requer estética e, sim, alegria e amor à escola. Todos podem usar o que quiser. Inclusive temos tentado abolir o termo masculino e feminino. A blusa tem o gênero de quem a veste”, reverbera Paula Valente, proprietária da loja oficial da Unidos da Tijuca.
A atual campeã Imperatriz Leopoldinense chega forte para 2024 com uma obra de arte em forma de camisa de enredo. Chamativa e inesquecível, com símbolos da história a ser contada na avenida, um cordel que retrata a cultura cigana. Produtos que comemoram o título recente, com blusas, regatas e casacos, também fazem sucesso. Tudo em tamanhos diversos, dos menores aos super maiores. Os bonés não faltam, claro, assim como bucket.
Na loja virtual da Mocidade, não se vende caju. Mas todo o resto vende. Na coleção Enredo 2024, camisetas, cropped, regatas e vestido. A camisa tradicional é um luxo de desenhos e sorriso. “Temos todos os tamanhos possíveis, cores, formatos. O carnaval é extremamente democrático e os produtos devem seguir essa linha de pluralidade também”, posiciona-se oficialmente a escola. Produtos de muito apelo são os da coleção Sou Independente Raiz e a Não Existe Mais Quente, apelido da bateria da Mocidade, está presente com estampa chamativa e envolvente. Para os apaixonados que amam churrasco, um avental estilizado e abridor de cerveja gelada, verde e branco, claro.
Recebam a águia no desfile das lojas virtuais com produtos e enredo inspirados no livro ‘Um Defeito de Cor’, de Ana Maria Gonçalves. Camisas tradicionais e regatas muito, muito coloridas, são a sensação. A moda portelense vai também à praia, com canga, chinelo e bolsa; ao churrasco com aventais; ao frio – ou apenas para fazer estilo – com gorros; blusas pólo para os mais emperiquitados; os bonés não faltam, nunca. Nesse desfile, a criançada tem vez. Tanto nas coloridas blusas de enredo como nas tradicionais. Sem loja virtual, a Vila Isabel fica de fora dessa. E a próxima escola já está pronta para entrar.
A Mangueira chega avassaladora com o rosto de Alcione, tema do Enredo 2024, estampado em suas camisas. A Marrom vem em destaque com muito verde e pitadas de rosa marcando presença. E além do sorriso da rainha, a loja virtual transforma membros da comunidade em modelos. Entre eles, Thay Barbosa, musa, Renan Oliveira, segundo mestre-sala, Lorenna Brito, terceira porta-bandeira. “Acreditamos que os corpos que vestem Mangueira têm a ver com padrão brasileiro. Uma escola de samba tem diferentes corpos e perfis, pessoas de diversas classes sociais”, conta Victor Amancio, vice-presidente de comunicação, também um dos modelos da loja virtual, que completa: “Indicamos quatro diretrizes conceituais de produtos para agregar aos desejos de compra, aumentar a percepção de motivos simbólicos pelos quais os consumidores devem adquirir conosco, ou seja, comprar porque somos raiz, comunidade, verde e rosa e por sermos rio e carnaval”. Quesitos inquestionáveis para um desfile vibrante e encantador.
O Paraíso do Tuiuti, ainda sem loja virtual, cede a vez para a última escola da noite. O desfile se encerra com o sagrado representado de forma impactante na camisa de enredo da Viradouro, trazendo como modelos membros do Instituto da escola, responsável por projetos sociais, como Pedro de Oliveira, Paloma Bessil e Tracy Rangel. Na blusa, a serpente dos africanos de Benin destaca-se e o mito de que ela teria vencido a batalha e se tornado deusa do povo é narrado: no samba e na estampa. Um exército de mulheres negras vai à Sapucaí exaltar sua força. Mulheres negras lindas e poderosas também estão na coleção de biquinis, que permitem levar o amor à vermelho e branco à praia. Com essa potência e colorido, o desfile das lojas virtuais se encerra, mas o espírito do carnaval não. Nunca. Novas coleções, cores, desenhos, frases apaixonadas surgem 365 – neste caso, em 2024, 366 – dias por ano e estão sempre na moda.