O Esplanada Grill, em Ipanema, tem em sua decoração obras de arte que de vez em quando são arrematadas pelos clientes da casa. O artista plástico Raul Mourão, um dos mais importantes do Brasil, está entre os sócios do Braseiro Labuta, um dos endereços de sucesso do chef Lucio Vieira, no Centro. No ano passado eles lançaram a “Coleção Labuta de Arte” – que reúne pinturas, fotografias, gravuras e uma obra em neon de artistas de diferentes gerações (para ler a reportagem completa, clique neste link).
Não é raros bares e restaurantes receberem mostras de artes, temporárias, ou não. Recentemente o Rio ganhou mais dois espaços que combinam boa comida e bebidas com quadros, gravuras e outras manifestações artísticas.
É o caso da Hocus Pocus DNA, em Botafogo, bar da premiada cervejaria, que está lançando o projeto “Curadoria”, que apresenta o trabalho de Paula Scavazinni, primeira artista convidada, Bacharel em Artes Plásticas pela FAAP e com uma Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina. Com mostras em museus importantes do Brasil, já realizou residências artísticas em Paris e Lisboa, além de ter dois anos de experiência em Arquitetura e Urbanismo no Mackenzie e na Escola da Cidade, ambos em São Paulo.
A exposição “Magia e Malte”marca a inauguração do projeto e as suas obras podem ser compradas no bar. Além disso, o projeto também apresenta uma novidade: uma série exclusiva de long necks será lançada, estampada com as obras de todos os artistas que passarem pelo espaço, começando por ela.
O outro já é um lugar que é referência como ponto cultural do Centro: o Al Farabi Bar e Sebo está lançando a mostra “Brasilidade Estampada”: A explosão tropical da artista Joana Neves no Al Farabi. Com a proximidade do Carnaval, Joana selecionou obras que celebram a diversidade e a exuberância da cultura brasileira. Utilizando colagens, pinturas, carimbos e arte digital, a artista convida todos a explorarem a brasilidade estampada em suas obras.
Falando em Alfa, como o bar é carinhosamente chamado, amanhã, sábado, dia 27, tem feijoada temperada com uma boa roda de samba, sem couvert artístico. Também será servida a especialidade da casa, o bobó de camarão.