O restaurante Henriqueta, no Leblon, ganhou uma casa-irmã, com a inauguração prevista para hoje da Quinta da Henriqueta, no Jardim Botânico. O casarão passou por uma grande reforma, ganhando um belo salão principal, com vistosa adega, com capacidade para 500 garrafas – de 160 rótulos diferentes. Neste início, o restaurante só abre no jantar, de de terça a quinta, e o dia todo, de sexta a domingo.
A nova casa foi idealizada pelo empresário Diogo Couto, sócio do Henriqueta, tasca portuguesa no Leblon, do Escama, de peixes e frutos do mar, e do recém-inaugurado gastrobar Escaminha. O restaurateur tem ligação direta com os Açores, região de origem de seu pai, família e esposa e onde já morou por quase um ano. Diogo tem como sócios, Seu Gabriel Dias, que também é dos Açores, e Eder Heck, que vai comandar toda a parte do serviço do restaurante.
– Nessa jornada gastronômica no Quinta, teremos um menu que incorpora o que há de mais atual na culinária portuguesa com memórias dos Açores, garantindo uma experiência única na cidade. Falar dessa região é relembrar momentos incríveis em família. A riqueza dos solos das ilhas permite o cultivo e crescimento dos alimentos que tornam a cozinha ainda mais especial. Peixes frescos, mariscos e a famosa alcatra sempre muito marcante na gastronomia açoriana – comenta Diogo.
À frente da cozinha, o chef Carlos Gleyson prepara pratos com referências da culinária das ilhas dos Açores, em Portugal, e, também, apresenta outras criações exclusivas.
Para começar, destacam-se bolinhos da Serra, de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela; os croquetes de Leitão e a punheta de bacalhau. Umas parte do menu foi batizada de “Memórias dos Açores”, com receitas típicas da ilha, como a alcatra de peixe, cozida em baixa temperatura por quatro horas em panela de barro com toucinho fumado, vinho branco, cebola, tempero e servida com pão. Aqui, vale uma curiosidade: na ilha, a população chama de alcatra carnes nobres, de maneira geral, e há variações com esse nome de polvo e de carne, esta feita no vinho tinto Já a espetada da Quinta combina tamboril, camarões, chouriço, pimentão e cebolas assadas, servidos no espeto, acompanhados de fritas e migas portuguesas. não poderiam faltar receitas com o peixe mais famoso de Portugal, e uma boa pedida é o bacalhau dos Sócios, que traz o lombo em crosta de alheira, servido com aligot de castanha portuguesa.
E, para encerrar, que tal as brisas de Lis? Trata-se de um quindim com toque especial da casa?
SERVIÇO
Quinta da Henriqueta: Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico. Tel.: (21) 2137-7493. Instagram: @quintadahenriqueta