No feriado patriótico o shopping Uptown, na Barra, vai celebrar a cultura de Nova Orleans. É o Bourbon Street, referência á famosa rua musical e boêmia, e acontece no Mercado de Produtores, dentro do complexo, um festival gastronômico inspirado da cidade do Sul dos EUA, famosa pelo jazz e pela gastronomia, chamada creole, que é uma grande fusão de sabores, mesclando influências francesas, americanas, africanas, espanholas e caribenhas. O evento começou no fim de semana passado, e continua de quinta a domingo, durante todo o feriado, com muita música, cerveja e comida boa.
Sob a curadoria do jornalista Juarez Becoza, o espaço ganha uma decoração cheia de elementos de Nova Orleans. Ele criou cardápios temáticos para as mais de 20 operações do mercado, com receitas exclusivas para o evento.
Entre as comidas, a Katita, da chef Kátia Barbosa servirá o Jambalaya Carioca (R$39), o pratos mais típico e famoso de Nova Orleans, com o tempero da chef. E como a região do sul dos Estados Unidos é a terra do Elvis, terá o Risoto do Elvis Presley (R$49,90) na Casa Del Mar, um arroz de camarão flambado no Bourbon Jim Bean com chips de cebola. Também terá um prato inspirado no filme “Tomates Verde Fritos”, vencedor de dois Oscars em 1991. Entre as bebidas, destaque para o Old Fasioned da Drinkeria Sauer, que com a curadoria de Becoza preparou o coquetel de bar mais antigo do mundo, inventado nos Estados Unidos, com Bourbon Jim Bean, açúcar, angostura, gelo e uma rodela de laranja. Também será possível provar drinks criativos na Hocus Pocus que abriu recentemente no mercado. Para o festival serão três drinks e destaque para a Juju’s Drinks, um coquetel que combina a cerveja mais vendida da marca que é a Orange Sunshine, com Bourbon Jim Bean e grenadine. Também será possível encontrar cardápios especiais na Cervejaria Tio Ruy, Ceviche da Fabi, Banana Jack, Pappa Jack, entre outros.
– A proposta do evento é fazer com que os frequentadores se transportem diretamente para o coração e a alma da vibrante cultura sulista dos Estados Unidos. A temática é uma homenagem à diversidade da culinária e cultura dessa região tão rica. Com diferentes aromas e sabores que evocam as influências africanas, caribenhas, francesas e dos nativos americanos, tudo enraizado nas tradições culinárias do sul dos EUA. E é algo que conversa com o Mercado de Produtores em si, que abriga produtos e delícias de todos os cantos do mundo e super diverso – diz Becoza.
O sul dos EUA também é uma verdadeira sinfonia de influências culturais, berço de gêneros musicais icônicos como jazz e blues. Essa riqueza sonora ecoa em harmonia com a essência musical que está no DNA do Mercado de Produtores desde sua abertura. O evento homenageia a rua mais famosa de Orleans, onde música e comida se entrelaçam de forma mágica.
As atrações musicais tocarão jazz e blues. No primeiro fim de semana do festival, a banda Marcos Amorim Trio toca de 20h às 22h na sexta-feira (1/09). No sábado (2/09) quem toca é Ricardo Pontes trio, de 18h às 21h. Já a banda Majomatic Jazz Lopes comanda o som no dia 3 de setembro, de 16h às 18h.Na segunda semana, a Tatiana Medeiros tocará na quinta-feira (7/09), de 18h às 21h. Na sexta-feira (8/09) quem comanda o som é Tá Mara Salles, de 20h às 22h. Já no sábado (9/09) é a vez de João Pedro Bonfá animar, 19h às 22h.
O Mercado de Produtores é a fusão perfeita entre a paixão pela culinária, a música e as tradições culturais que ganham vida em cada evento.
SERVIÇO
Bourbon Street: Mercados dos Produtores Uptown, Av. Ayrton Senna 5500, bloco 12, Barra da Tijuca. Dos dias 1 a 10 de setembro. de seg. a sáb, de 11h à meia-noite. e Dom., de 12h as 22h. https://uptownbarra.com.br/ Instagram: @mercadodeprodutores