CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO SABORES DA ORLA 2023, ANUNCIADOS ESSA SEMANA

O joelho de porco do Enchendo Linguiça: melhor prato

Do Leme ao Pontal, não há nada igual, e tem muita gastronomia boa. Hoje o carioca come muito bem, obrigado, à beira-mar, com suas centenas de quiosques de perfis os mais variados. (Inclusive, o assunto foi tema de uma reportagem recente aqui no Rio já: para ler, clique aqui). São 309, ao todo. Desses, 150 participaram de um festival que já entrou para o calendário de eventos do Rio, e que este ano chega à sua sexta edição: é o Prêmio Sabores da Orla, que esta semana teve os seus vencedores divulgados. O prêmio é dividido em duas categorias: Prato do Ano e Melhor Aperitivo. E os vencedores foram, respectivamente, os quiosques Enchendo Linguiça (com o seu famoso joelho de porco), em Copacabana; e Praiô, localizado no Recreio dos Bandeirantes (com a bruschetta mediterrânea) – que conquista o bicampeonato, visto que venceu também em 2022. Cada casa ganhou um prêmio de R$ 50 mil.

Durante todo o mês de julho foram servidos mais de 70 mil pratos e aperitivos, o que resultou em mais de 50 mil votos computados. A premiação aconteceu no Pão de Açúcar, com a presença do embaixador do prêmio, o chef João Diamante, além de nomes importantes do universo do turismo e da gastronomia do Rio, com representantes do Senac-RJ, SindRio e RioTur, todos apoiadores do projeto.

Recém inaugurado em Copacabana, o Enchendo Linguiça conquistou o tão cobiçado prêmio de melhor prato desta edição. Sucesso na Zona Norte e único bar que fabrica as próprias linguiças, o quiosque apresentou um menu com joelho de porco recheado com gorgonzola e chucrute, acompanhado de galette de batata com cebola e emulsão de mostarda holandesa em pasta, e mostarda ancienne em grãos.

Em segundo lugar ficou o Sel D’Ipanema, com o seu atum selado semicru em crosta de milho torrado, acompanhado de legumes e pico de gallo. Já o quiosque Qui Qui, em São Conrado, levou o terceiro lugar com uma receita de família adaptada especialmente para o festival, um risoto de lula, camarão e polvo com azeite trufado, acompanhados de feijão verde e queijo coalho.

A bruschetta mediterrânea leva duas fatias de pão italiano tostado com abobrinha, camarões grelhados, tomate confit, lascas de parmesão e um toque de mel de tomilho. Na segunda colocação na categoria aperitivo ficou o Santa Clara, em Copacabana, com dadinhos de costela desfiada e prensada, servidos sobre um creme de batata com alho assado e nós moscada, gratinado no forno e cobertos com molho pesto de agrião refrescante. Na sequência está o Layback Soul Prainha, com o aperitivo de peixe empanado com batata chips.

Mais informações no site: https://orlario.com.vc/sabores-da-orla/