Bruno Agostini
Você sabia que amanhã, dia 5 de agosto, é o Dia Mundial da Ostra?
Nunca foi tão fácil encontrar essas conchas no Rio, quase sempre vindas diretamente de Santa Catarina: houve um tempo em que eram raras, caras e de procedência duvidosa. Hoje elas chegam diariamente, de avião, direto de Santa Catarina, onde são cultivadas em fazendas marinhas, como a .
Numa feliz coincidência, amanhã tem mais uma edição do evento Ostras na General, que acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, na Praça General Glicério, em Laranjeiras. (Para ler uma reportagem sobre as Ostras na General, clique neste link).
Alguns lugares servem as ostras em apenas um ou dois dias na semana, como é o caso da Pizza Canastra, no Leme, que faz isso nas noites de terça.
Outras casas, no entanto, têm ostras todos os dias, como é o caso do Sabor das Águas, e o Bar Canoa, no Leblon.
Do mesmo modo, nunca faltam as conchas em algumas das casas do chef Lúcio Vieira, como o Labuta Bar e o Lilia Restaurante, assim como numa das mais comentadas novidades das últimas semanas: o Labuta Mar, que acaba de reabrir as portas, na Glória (Para ler um post, clique aqui).
Existem até mesmo endereços especializados no assunto, como o Otra, na Praça do Lido, cujo nome faz uma brincadeira com o molusco e com o fato de que essa é a segunda casa das sócias, a primeira é o caju Gastrobar, também em Copacabana. Eles preparam uma ação especial para celebrar a data. Haverá dupla de ostras em dobro o dia todo, no próprio dia 5 de agosto. Além disso, também terá a edição especial de ostras na brasa. E para a comemoração ficar completa, haverá o lançamento do ceviche de ostra. Para embalar o final de tarde, vai ter apresentação do Quartetinho Jazz, das 16 às 20h.
O restaurante Tragga Del Mar, no Vogue Square, na Barra, também entrou na dança, e celebra o Dia da Ostra com promoção: ao pedir uma dupla de ostra, o cliente ganha a outra. Além disso, a casa serve uma unidade da ostra gratinada com molho de moqueca e crocante de panko. Amanhã, quem pedir uma ganha outra.
Para comer à vontade, uma boa pedida são churrascarias, como a Palace, em Copacabana, e a Marius Degustare, no Leme. Ambas serve ostras diariamente em seus bufês, com quantidade ilimitada dessas conchas.
Outra referência em carnes, o Giuseppe Grill, no Leblon, também atrai clientes para seus pescados sempre frescos, que ficam no balcão, à frente da cozinha: ostras nunca faltam ali.