CHEF FRANCÊS LEVA COZINHA SAUDÁVEL A ESCOLA HÁ 15 ANOS

Nada de pizza ou lanchinho “junk food” para os alunos do Lycée Molière, em Laranjeiras. Há 15 anos, o chef Frédéric Monnier cozinha para 1,8 mil alunos da instituição franco-brasileira, priorizando uma alimentação saudável baseada em produtos frescos, diretamente da horta. Da-lhe purê, vegetais, leguminosas, grelhados, crepes, macarons, bûche de Noel (bolo natalino que simula um tronco de árvore), galette des rois (bolo de reis) e até éclairs (bem menos açucaradas que as “bombas”).

Para quem vem de fora, um universo de sabor a brasileiros, com muitas frutas, o feijão preto, a farofa, os pratos da época junina e até iguarias de outras regiões, como o peixe amazônico pirarucu.

“Tentaram me tirar, já fizeram uma manifestação, querem pizza. Pizza você pode comer com seus pais no fim de semana”, contou Monnier, durante a estreia de um programa do Hortifruti, em torno da cozinha, chamado Encontro Leve & Natural.

Sob o espectro da dura realidade brasileira, a cantina de Frédéric Monnier é um ponto fora da curva: pouco sal, menos açúcar e dia-sem-carne. Um espaço responsável, multicultural e sustentável Os benefícios são visíveis!

A relação do chef com o Liceu francês começou em 2008, quando a escola pediu sua ajuda para manter a cantina, já que o fornecedor anterior havia largado tudo. Isso dois meses antes do início das aulas. Foi nessa situação de emergência que ele contratou nutricionista, estruturou equipes, montou cardápios equilibrados e, principalmente, colocou em prática o seu sonho de uma cantina saudável “para alimentar cidadãos do futuro”.

O primeiro passo, com a ajuda do Sebrae, foi montar uma horta com coleta de água de chuva e compostagem. Um misto de produtos orgânicos com ensino de sustentabilidade, educação ambiental e educação alimentar saudável.

Diante de quase 50 pessoas no Hortifruti do Recreio, o francês de sorriso generoso e prosa solta preparou seu filé mignon ao bacon e batata sauté ao molho choron (uma releitura do clássico béarnaise, molho feito de manteiga clarificada emulsionada em gema de ovo e vinagre de vinho branco e aromatizado com ervas). A ideia da rede é manter uma agenda esporádica de aula-show com chefs.

Com mais de duas décadas de Brasil, três filhos e o casamento com uma brasileira, Frédéric Monnier ostenta o título de Maître Cuisinier de France, além de ter sua marca própria de produtos gastronômicos franceses e assinar diversos outros projetos focados em autenticidade e frescor.