“Olha pro céu, meu amor / Vê como ele está lindo / Olha pra aquele balão multicor /
Como no céu vai sumindo”. Em tempos de festa junina, e com balões proibidos por lei, a gente até lembra do xote de Luiz Gonzaga ao ver as imagens do Festival de Luzes, que começou essa semana, e que colore os céus da cidade nos próximos dias, com espetáculos em vários pontos do Rio.
Depois de três edições em São Paulo, e uma em Florianópolis, reunindo ao todo cerca de 600 mil pessoas, agora é a vez da Cidade Maravilhosa ser iluminada. O Festival de Luzes transforma ruas, praças e marcos arquitetônicos em instalações artísticas, reunindo artistas, que criam obras efêmeras usando equipamentos de ponta e tecnologias como arte-mídia, video mapping, lasers e drones.
Ontem foi a vez do Pier Mauá, e hoje e amanhã o Festival de Luzes está na Rocinha. A comunidade da Zona Sul carioca foi a escolhida, e três artistas de lá, Felipe Bragança, Wark Rocinha e a fotógrafa Salem do projeto Fotogracria, são os criadores do conteúdo exibido neste final de semana, entre 19h e 22h, quando toda a arte projetada no paredão rochoso será criada pelo coletivo reunido através da Casa de Cultura da comunidade.
Nos dias 20 e 21, o Festival ocupa o Mirante do Pedrão e, a partir das 19 horas até 22h, promove um show de lasers que vai iluminar diferentes pontos da cidade.
Na próxima semana o encerramento vai ser onde o carioca mais gosta de estar: a praia. Nos dias 23 e 24, acontece no Leme, entre 19h e 22h, próximo ao paredão ao lado do Forte Duque de Caxias
Neste dia estarão reunidas todas as manifestações artísticas do projeto, que serão apresentadas em duas grandes festas que encerram o festival, na sexta com a participação da banda de e-Music Tropicall e, no sábado, com a participação do bloco Minha Luz é de Led.
O espetáculo multimídia – com duração de cerca de 25 minutos e duas edições a cada noite, vai incluir projeções, laser de alta potência e 150 drones que formarão imagens tridimensionais em pleno ar. As apresentações podem ser vistas em um raio de mais de 1km.
Mais informações neste link.