São 458 anos de praia. De bossa. De samba.
No dia 1º de Março de 1565, Estácio de Sá fundou a Cidade do Rio de Janeiro, sob as bênçãos de São Sebastião.
O fato se deu na área que hoje é a Urca, aos pés do Pão de Açúcar. O Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, convocou o seu sobrinho para criar uma vila, fundando uma colônia portuguesa, para evitar que os franceses voltassem a se estabelecer no local – eles haviam sido expulsos há pouco tempo, e ainda tentavam resistir, aliados aos índios.
Hoje, para marcar a data, há uma série de atividades, entre elas entrada gratuita no MAR e no Museu do Amanhã.
Mas, não só: os 458 anos da cidade são motivo de festa por diversos espaços e regiões do município.
A programação faz parte da Maratona Cultural Carioca, que até o fim do mês de março ocupará equipamentos municipais mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Entre eles, centros culturais, teatros, bibliotecas, museus, lonas, arenas e areninhas.
Terá, por exemplo, sarau em Vista Alegre, oficina de funk na Penha, lançamento de livro em Realengo, feirinha em Guadalupe, passeio guiado na Maré e festival em Jacarepaguá, entre outras atrações. Tudo gratuito!
Os pequenos também terão vez nesta festa, com a retomada do projeto Cultura com as Crianças levando teatro, dança e performances a diferentes espaços culturais.
Acompanhe a agenda de todo o mês de março no Instagram @cultura_rio e nos links bit.ly/maratonaculturalcarioca2023 (mobile) e bit.ly/maratonaculturalcarioca2023 (desktop).
Parabéns, Rio!