O PRIMEIRO CARNAVAL DO RESTO DE NOSSAS VIDAS

Por Aydano André Mota

O planeta ainda sofre com a covid-19, mas a ciência transformou, graças à vacina, a doença num contratempo, reduzindo drasticamente mortes e casos graves. O Brasil enfrenta surtos e picos de contaminação, mas a vida segue a caminho da normalidade. Tanto que teremos, em 2023, a maior festa popular do país na sua plenitude. O Carnaval carioca está de volta!

A crise sanitária global se abateu sobre o Brasil logo após a folia de 2020 e silenciou os tambores em 2021. Em 2022, os blocos seguiram apartados das ruas, mas em abril, a Sapucaí se enfeitou para receber as escolas de samba num desfile fora de hora. Era o início do retorno que, tudo indica, será completo no próximo fevereiro.

Melhor. A terra carioca jamais será a mesma, privada de seu momento mais fulgurante. Quando a festa ganha a rua, enfeitiça corpos e almas, domina os territórios e espraia a alegria, a cidade veste a fantasia para se consolidar verdadeiramente maravilhosa.

Não há melhor momento para Rio Já, que oferece sua primeira edição do Carnaval 2023, antecipando tendências, criações e personagens da sortida aldeia da magia inventada pelo povo preto. A maratona da Sapucaí vai passar com forte tempero nordestino – metade das escolas buscou, em seus enredos, inspiração na região mais progressista do Brasil, como narra Jan Theophilo.

A Passarela será ainda o endereço de inédita festa de aniversário antecipada. Em abril de 2023, a Portela completará 100 anos, marca inédita entre as grifes da folia. Leonardo Bruno reúne dez histórias deste século da nossa escola mais importante.

Por falar em tradição, o maior artista da festa, Neguinho da Beija-Flor, mostra que, aos 73 anos, continua jovem e em busca de inovações. Generoso, convidou uma estrela pop, Ludmilla, para cantar com ele o samba da azul e branco nilopolitana. Rosayne Macedo revela os bastidores dessa união que sacudirá a Sapucaí.

Mas a festa dos bambas não esquece os seus maiores artistas. Um deles, Arlindo Cruz, receberá homenagem devida da escola de coração, o Império Serrano, que na volta ao Grupo Especial, terá o grande cantor e compositor como enredo. Rosayne Macedo descreve como será o desfile da tradicional verde e branco da Serrinha.

O Império está de volta à competição que tem a Grande Rio como campeã. Condutores da tricolor de Caxias ao título inédito, os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora relembram, em artigo exclusivo, a vitória apoteótica, com o enredo sobre Exu, que ajudou a dissolver o preconceito em torno do orixá.

Nada do que acontece no Carnaval escapa dos olhos atentos e preparados do mais importante comentarista da festa. Milton Cunha completa uma década na TV Globo, etapa mais recente de uma saga que começa em Belém, sua cidade natal, e continua pelo Rio, misturando ativismo LGBT, muito estudo e a exuberância de um personagem único da cidade. Está tudo na entrevista exclusiva, dada ao acima assinado, sobre a trajetória de coragem e dedicação.

O pacote Carnaval de Rio Já apresenta ainda artigo do prefeito Eduardo Paes, lembrando a importância da volta definitiva da festa, com toda sua potência, para a cidade ganhar muito mais, em prosperidade econômica e na melhor imagem perante o mundo. Entre números e amores, estatísticas e paixões, o Rio brilha na hora da folia.

A edição ainda tem a gastronomia de Bruno Agostini, o Alto Astral de Jan Theophilo, o papo delicioso de Chico Júnior e o talento de Aroeira. Uma apoteose de informação.

Boa leitura.