Nos últimos anos os cariocas ficaram sem o Canecão, sem o Imperator, e houve até um período que os jornais anunciavam que o Metropolitan, no Shopping Via Parque, na Barra, viraria um supermercado. Veio a pandemia e as tratativas pararam. Sorte dos cariocas e simpatizantes. No início do ano, Bernardo Amaral (filho do fundador, Ricardo), e os empresários Alexandre Accioly e Dody Sirena, associados à Qualicorp, reabrem o local com o nome de Qualistage e, em menos de um ano de vida, restabelecem a casa e a cidade como morada do entretenimento variado e de qualidade no país e já anunciam a programação de janeiro de 2023.
Reinaugurada em março, a Qualistage é marcada pela diversidade de shows e grande acesso do público. Com apenas nove meses desde a retomada, registra mais de 200 mil espectadores. A reabertura da casa, começou com o encontro de Maria Bethânia com o maestro João Carlos Martins, em março: parecia mentira, mas a casa estava inaugurada – e os ingressos, esgotados rapidamente, o que motivou a realização de um show extra.
Daí para a frente, não houve semana em que multidões não fossem à casa da Barra, fosse para ver Rei Roberto Carlos, o som jovem de Juliette (abrindo sua primeira turnê), Glória Groove ou Luiza Sonza, o pop de Lulu Santos (mais um a abarrotar a casa), o rock do tributo a Charlie Brown Jr e o pagode romântico do Raça Negra além de espetáculos destinados às crianças, como o Mundo Bita, música sertaneja e musicais homenageando artistas como Abba, Bee Gees, Queen e Michael Jackson. Sem falar na grande aceitação ao receber “80 A Festa”, “Chitãozinho & Xororó – 50 anos”, “Zezé Di Camargo & Luciano – 30 anos”, Sandy, Joelma, Jorge Drexler, “Pittynando – Pitty e Nando Reis”, Maestro João Carlos Martins e Gabriel Sater – que trouxe um show incrível: Do clássico ao Pantanal, intercalando com Os Reis do Samba – com Xande de Pilares, Jorge Aragão e Tiê e recebeu ainda o fenômeno Luccas Neto.
Chama a atenção a quantidade de artistas que tiveram todos os ingressos comprados e foram “obrigados” a marcar novas datas, como Ney Matogrosso, Thiaguinho, Sandy, Jão, e claro, o rei Roberto Carlos. Nem bem anunciam seus shows, alguns já esgotam no mesmo dia. A música internacional, que nos últimos anos anda rara no Rio – a não ser pelos grandes festivais –, também voltou com força no Qualistage, em apresentações inesquecíveis de nomes como A-ha (que simplesmente parou o shopping, em julho), o fenômeno do rock Greta Van Fleet, os Manhattans e sua soul music e o pop-rock do McFly assim como Liam Gallagher, Hanson e Gypsy Kings.
Confira abaixo os shows de janeiro de 2023:
19/01/2023: Frejat Trio – quinta
20/01: Jack Johnson – sexta
21/01: Charlie Brown Jr e Raimundos – sábado
28/01: Toquinho e João Bosco – sábado
25/03: Leo Jaime e Blitz – sábado