Antônio Pitanga será o presidente do júri do Festival do Rio, que será realizado entre os dias 6 e 16 de outubro, após dois anos suspenso devido às complicações da pandemia. Confira abaixo a relação dos jurados da mostra competitiva do festival.
ANTÔNIO PITANGA (PRESIDENTE)
Nascido em 1939, na cidade de Salvador, é um dos maiores atores do Cinema Brasileiro. Estrelou, desde a década de 50, mais de 90 filmes, entre eles os grandes clássicos que marcaram a nossa história, como O Pagador de Promessas, A Grande Feira, A Idade da Terra, A Mulher de Todos, Joana Francesa e tantos outros, além de peças de teatro e telenovelas. Tem, ao longo de toda a sua trajetória, grande compromisso com a cultura, a educação, a luta do povo negro e o combate a todas as formas de discriminação.
ANDRÉIA HORTA
A atriz e apresentadora mineira é reconhecida pelas personagens interpretadas na série Alice (HBO, 2008), na novela Império (Globo, 2014), no longa-metragem ELIS (2016), pelo qual ganhou prêmios de Melhor Atriz nos Festivais de Gramado, de Cinema Luso-Brasileiro, o Troféu APCA e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em “Liberdade, Liberdade“(Globo, 2016) e “Um Lugar ao Sol” (Globo, 2021), apenas para citar algumas. No ar desde 2018 em “O País do Cinema” (Canal Brasil), Andréia Horta recebe no programa convidados como atores, diretores e produtores para falar sobre a sétima arte.
BERNARD PAYEN
Depois de ter criado várias revistas (impressas e online), Bernard Payen ingressou na CinémathèqueFrançaise em 2001. Gestor de programação desde 2011, organiza encontros regulares dedicados à criação cinematográfica contemporânea. Foi Curador da seção de curtas-metragens da Semaine de la Critique, também fez vários filmes, entre eles Mister H (2013), em co-produção com o Brasil, e continua uma atividade jornalística em paralelo, para televisão (Arte) e rádio (AligreFm).
ELEONORA GRANATA JENKINSON
Eleonora GranataJenkinson começou a carreira na RCS FilmsandTelevision e foi executiva de produção e aquisição na Turner Pictures. Em 2014 fundou a MelogranoFilms, produtora de Medeas, de Andrea Pallaoro; Galore, de Rhys Graham; e UkraineonFire, com Oliver Stone.
CLÉLIA BESSA
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduada em “Tecnologias Aplicadas à Educação” na PUC-RJ, desde 1996 é Sócia da Raccord Produções Artísticas, responsável pela Produção de todos os projetos da casa. Produziu mais de 1000 horas de programação para a televisão além de 20 longas metragens, entre eles Desenrola (Rosane Svartman); Cartola: Música para os Olhos (Lírio Ferrreira e Hilton Lacerda); Separações (Domingos Oliveira); Correndo Atrás (Jefferson De); Missão Cupido (Rodrigo Bittencourt); Madalena (MardianoMarcheti); e Onofif (Lírio Ferreira), em fase de finalização, É Conselheira da Bravi – Brasil Audiovisual Independente – desde a sua fundação em 1999.
JOÃO JARDIM
Um dos diretores mais atuantes de sua geração no Brasil. Seu primeiro filme foi o aclamado documentário Janela da Alma. Sua filmografia inclui longas de ficção Getúlio, Amor? e As Polacas, em finalização. É diretor e co-diretor dos premiados documentários Pro Dia Nascer Feliz e Lixo Extraordinário, este último indicado ao Oscar de melhor documentário, e criador e diretor das séries Liberdade de Gênero e Amores Livres’.