O povo inventa data para quase tudo, das mais sérias às mais disparatadas. Esta terça-feira 4/10, é dia de uma delas. Nada mais, nada menos, senhoras e senhores, que o Dia do Pastel. Neste post, selecionamos cinco dicas para você que ao contrário de político em campanha, faz da entrada uma iguaria para todos os dias.
BAR DO ADÃO
Foi uma família carioca, em 1991, que começou a fazer pastéis, em uma esquina do Grajaú. Com uma massa leve e crocante, eles eram recheados dos melhores ingredientes, queijo, carne, palmito, camarão e não demorou para que fossem encantando toda a redondeza. Entre 1991 e início de 2000 O Bar do Adão se consolidou como um bar vanguarda na geração dos pés limpos. E volta e meia é considerado o responsável pela melhor versão do quitute na cidade. Além dos tradicionais tem opções diferentonas como o Boi Chique, de carne com gorgonzola, ou o Burrito Carioca, de feijoada com queijo parmesão. Tem também pastéis doces como os de Nutella, Morango com Chocolate e Sonho de Valsa.
SERVIÇO:
O Bar do Adão tem 19 casas, espalhados por diversos bairros do Rio de Janeiro. Para encontrar um endereço mais perto de você, basta clicar aqui.
BAR DO MINEIRO
Frequentar o Bar do Mineiro em Santa Teresa é como estar no interior. O salão com seus azulejos brancos e sua decoração com cartazes antigos, marionetes, fotos, panelas e funis em nada lembra os barzinhos moderninhos espalhados pela cidade. O ambiente despojado é um convite para curtir a sua gastronomia, cujo carro-chefe, além de uma das melhores feijoadas da cidade, são os pasteis de feijão, que surgiram no cardápio da casa muito antes de qualquer outro bar do Rio pensar em pôr feijão num bolinho ou salgado, costumam vir acompanhados de nevadas garrafas de cerveja.
SERVIÇO:
Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa (próximo ao Largo dos Guimarães)
NOMANGUE
Inaugurado em 2002 com a Chef Suzana Batista à sua frente, o Nomangue nasceu para dar vida aos sabores do mar e, desde então, atrai e encanta clientes de diversos lugares, se tornando uma referência de restaurante especializado em peixes e frutos do mar no Rio de Janeiro. A casa, que se orgulha de ter vendido mais de dois milhões de pásteis, oferece um ambiente temático, aconchegante, rústico e elegante, com decoração naval e um grande barco de madeira na fachada. O cardápio assinado pela Chef Suzana Batista conta com sete opções de pastéis, que vão do tradicional camarão ao delicioso de caldeirada e o de bacalhau.
SERVIÇO:
Estrada Coronel Pedro Corrêa, 122 – Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
BAR DO ZECA PAGODINHO
No cardápio do Bar do Zeca, além de iguarias do quitute como os clássicos de Bobó de Camarão, Carne com Azeitona e Ovo e Queijo, destaque para os nada lights sabores recém-criados, entre eles, o de Pernil com Mostarda e Abacaxi, Rabada com Agrião e Linguiça Mineira com Queijo. Todos são servidos em porções com 6 miniunidades e preparados pelas mãos do Chef Toninho Momo, considerado um dos grandes mestres na arte da Comida de Boteco.
SERVIÇO:
Vogue Square: Av. das Américas, 8585 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-081
BB LANCHES
Mas o que faz uma lanchonete, famosa pelos sucos e pelo açaí de responsa, nessa relação? Bom, essa é uma dica para quem é da Zona Sul e não resiste a reencontrar aquele bom e velho sabor da infância. Aberta em 1964, a BB Lanches é referência em comida rápida no Baixo Leblon, no coração da boêmia carioca. Sem falar que ela fica aberta — e cheia — até de madrugada. Os pasteis da casa, sequinhos, são feitos na hora com sabores menos criativosos, mas absolutamente deliciosos, como os de carne, camarão com catupiry ou queijo.
SERVIÇO:
Rua Aristides Espinola, 64