Localizado em uma das avenidas mais conhecidas do Jardim Oceânico, o D’Orcia Trattoria traz menu assinado pelo chef executivo Kiko Faria (ex-Fasano) e abriga uma das maiores adegas da cidade, com cerca de 600 rótulos de vinho. Recém-inaugurado, o projeto assinado pela arquiteta Fernanda Meissner contou com renovação estrutural e estética do local, além de decoração elegante e intimista. O resultado é uma atmosfera acolhedora que faz jus à homenagem dada ao Vale do Rio Orcia, na região da Toscana, na Itália.
O conceito do novo negócio é oferecer boa gastronomia italiana e ampla variedade de vinhos. A fusão entre a Adega Hara (loja que já existia no endereço) e o D’Orcia Trattoria permitiu aos sócios resgatar a tradição do local, com boa mesa e diversidade de vinhos a preço de loja. “Contamos com a consultoria do casal Sergio e Renata Roncaratti, proprietários do restaurante Il Vescovino, na Itália. Tivemos um processo longo de adaptação e amadurecimento que deu personalidade ao D’Orcia”, comenta o sócio gestor Renan Duarte.
O cardápio é composto por antepasto, opções de entrada, prato principal e sobremesa. “O chef Kiko Faria representa muito bem a escola clássica italiana, com toques regionais brasileiros, se encaixando na proposta que buscávamos”, destaca o sócio Guto Martins. Entre as sugestões de entrada, estão o Crudo di Manzo (cubos de filé mignon temperados com cebola roxa, alcaparras e aioli de mostarda) e a Crema di Funghi Uova e Salsa Tartufata (creme de funghi silvestre, ovo pochê e pesto de trufas). Na sessão de pratos principais, destacam-se o Tortellini di Vitello com Creme Parmigiano e Demi Glace (massa recheada de carne de vitela, creme de parmesão e demi glace), o Agnello in Salva Tartufata (lombo de cordeiro grelhado com molho de trufas, servido com ravioli de batata) e a Lasagna D’Orcia (massa fresca da casa com molho cremoso de carne e creme de parmesão). Para finalizar, Torta Al Ciocolatto (torta de chocolate aromatizada com café e whisky e pipoca caramelizada) e Pera Cotta e Gelato (pera cozida com açafrão e maracujá e sorvete de ovelha).
O maitre sommelier Maílson Mesquita assume a gerência da casa. A Adega Hara funcionará durante o dia, com sistema de entregas para todos o estado do Rio de Janeiro. Algumas opções disponíveis de rótulos dos vinhos Antinori são o Ampio Delle Mortelle, Tignanello (2018), o Badia A Passignano e o Chianti Clássico (IGT 2017).
A carta de drinques é autoral e diversa. Entre as opções, o D’Orcia Boulevardier (bourbon, infusão de café, campari e vermute tinto) e o Trattoria 43 (vodka, licor 43, suco de limão e flor de sal), além de clássicos como Dry Martine e Manhattan.
A casa conta ainda com um segundo andar exclusivo para eventos, o D’Orcia Eventos, com capacidade para 40 pessoas.
SERVIÇO:
Endereço – Avenida Érico Veríssimo, 901 – Jardim Oceânico – Barra da Tijuca
Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, de 18h às 23h; sábado, de 12h às 00h e domingo, de 12h às 18h (a loja Adega Hara funciona de terça-feira a domingo, a partir das 10h)