RODRIGO SANTORO É FERNÃO DE MAGALHÃES EM SÉRIE EXCEPCIONAL

Recente pesquisa indica que 20% da população estadunidense acredita que a terra é plana. Não há números consolidados sobre este fenômeno no Brasil. Mas, por essas e outras, é mais do que oportuna a chegada ao streaming da minissérie espanhola do Amazon Prime Video “Sin limites” (ou Boundless), que conta a história da primeira circunavegação do planeta, comandada por Fernão de Magalhães (ou Ferdinand Magellan, na pronuncia usada na série), cujo papel é interpretado pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro.

A trama é uma das produções históricas mais fiéis já exibidas nos últimos anos. Esqueça as papagaiadas de filmes como “300” ou “Coração Valente”. Aqui cada detalhe, do figurino ao idioma, passando pelos navios e batalhas, evidencia que houve uma extensa e meticulosa pesquisa. No elenco, nomes como o de Carlos Cuevas, o Pol Rubio, de “Merlí”, e que estrela o spin off da série sobre o professor de filosofia catalão “Sapere Aude”; além de Álvaro Morte, o Professor da série “Casa de Papel”, que interpreta Juan Sebastián Elcano, auxiliar de Magalhães que conseguiu chegar vivo ao fim da aventura.

A minissérie acerta na tensa e polêmica relação durante a viagem entre portugueses, que na época possuíam nada menos de 50% da frota militar naval do ocidente, e espanhóis, cuja nação disparou econômica e militarmente após o feito de Magalhães. Espiões chegam a alertar o rei de Portugal da bobagem que fez ao negar apoio ao navegador, mas já era tarde demais.

Em 20 de agosto de 1519, um grupo multicultural de 237 marinheiros (entre eles espanhóis, portugueses, franceses, gregos e até dois alemães) zarpou do porto de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, a bordo de cinco caravelas sob a liderança do português Magalhães. Três anos depois, apenas 18 deles voltaram esqueléticos e doentes, no único navio que resistiu às intempéries, agora sob comando do espanhol Elcano. Embora a jornada tivesse como objetivo encontrar um novo caminho para a “ilha das especiarias”, graças a ela os cientistas da época conseguiram provar que a Terra era redonda. Essa façanha transformou para sempre o comércio, a economia e o conhecimento que existia no século 16.