ALTO ASTRAL

Confira abaixo um resumo das melhores dicas e sugestões apresentadas a você em primeira mão no último mês pelo site de Rio Já

Por Jan Theophilo

NASCE UM NOVO PÓLO GASTRONÔMICO NA CIDADE
Um mistério de mais de 20 anos começa a ser revelado. E ao que parece, com um final feliz para a cidade, em especial, para a região do Centro. Em uma iniciativa pilotada pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, que ao longo dos anos comprou diversos imóveis na Rua da Carioca, e pela Sergio Castro Imóveis, a região deverá se tornar um polo gastronômico e de diversão.
O primeiro empreendimento já está acertado: será uma filial do badalado Capitu, que já funciona no Shopping Paço do Ouvidor, na Galeria Andradas 21 e com matriz na rua do Mercado, esquina de rua Ouvidor, onde ocupa dois imensos sobrados tombados pelo Iphan que foram restaurados à perfeição pelo restaurateur Renan Ferreira, que promove noites de samba que tem enchido todos os locais onde estabelece seu negócio.
É o primeiro restaurante a abrir na rua em décadas. Além de música, a gastronomia e os drinks de espírito carioquíssimo do Capitu têm atraído centenas de frequentadores até mesmo aos sábados. Segundo Renan Ferreira, a inauguração do Capitu da Rua da Carioca deve ocorrer até o fim de agosto, no número 11, juntinho ao largo do mesmo nome.

REDE HILTON ADERE AO CIRCUITO RIO DE CORES
Os hotéis da rede Hilton no Rio de Janeiro aderiram ao Circuito Rio de Cores, uma iniciativa que tem como missão fazer do Rio de Janeiro uma cidade ainda mais receptiva para o público LGBTQIA+, com inclusão, respeito e tolerância. O projeto pretende envolver estabelecimentos, como hotéis, bares, restaurantes e atrações turísticas, que vão oferecer condições especiais aos visitantes no mês de junho, quando é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+.
No Hilton Copacabana, o letreiro será iluminado nas cores do arco-íris, símbolo do movimento. Já no Hilton Barra, as luzes do rooftop também estarão de acordo com o tema, podendo ser vistas de longe por quem transitar pelo bairro. Para adoçar a experiência no Hilton Copacabana, petit fours com as cores do arco-íris, embalados individualmente, serão oferecidos. Já no Hilton Barra, rocamboles e biscoitos colorem diariamente o buffet de café da manhã.

O FRANGO RECHEADO DA VILA DA PENHA
A essa altura você já conhece a famosa Batata Frita de Marechal Hermes. Só aqui na Rio Já revelamos assombros da chamada gastronomia ogra, como a fatia de pizza de 50 cm ou o cachorro-quente de um metro da Taquara. Agora, senhoras e senhores, chegou a hora de entupir suas artérias com mais uma novidade que só uma mente muito gulosa é capaz de conceber: o frango assado recheado da Vila da Penha.
Frango assado é uma mania carioca. O quebra-galho mais fácil, barato, acessível em qualquer padaria do seu quarteirão. Mas no caso do Frangoxtoso (Av. Vicente de Carvalho, 1130.Entregas: 21 995893638) a conversa é um pouco mais séria. Cada frango, que pesa em média 1,6kg, é desossado e preenchido com diferentes recheios que podem chegar ao meio quilo. Isso mesmo. Entre as opções temos queijo, presunto e bacon; provolone, tomate seco e calabresa; queijo, presunto e orégano; e, uma versão, digamos, light de queijo minas com peito de peru.

AGORA SÓ PARA MAIORES
Em abril deste ano, 2022, abriu a polêmica creperia ‘La Putaria’, em Ipanema, que comercializa crepes e doces em forma de órgãos sexuais. Devido a repercussão negativa, aparentemente, a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, resolveu criar restrições para os doces exóticos em todo país.
Nesta quarta-feira, (01/06), foi criado, pela Secretaria, uma série de restrições a estabelecimentos comerciais que vendem alimentos no formato de órgãos genitais femininos e masculinos. De acordo com as proibições, as lojas não poderão oferecer os produtos a menores de idade e serão obrigadas a interditar letreiros que façam alusões a conteúdos considerados “pornográficos”. A medida abrange as marcas La Putaria no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte; Ki Putaria, Salvador; Assanhadxs Erotic Food, São Paulo e La Pirokita, Paraná.

GOURMETIZARAM O JOELHO
Empadinhas e coxinhas que me desculpem, mas não há lanchonete ou boteco às margens da Guanabara que não tenha entre suas atrações em termos de salgadinho, o bom e velho joelho _ o mais popular e menos reconhecido salgado do Brasil. Enroladinho de queijo e presunto, em paulistês, o que embora faça até mais sentido, tira um pouco da graça do petisco. Mas o barato é que o joelho cresceu, gourmetizou-se e está chegando Barra com uma casa dedicada exclusivamente ao salgado e, um absurdo de 40 opções de recheio diferentes.

BAR DO CHAPÉU MANGUEIRA VENCE ETAPA CARIOCA DO COMIDA DI BUTECO 2022
O Bar do David, localizado na comunidade de Chapéu Mangueira, no Leme, venceu a edição 2022 do Comida di Buteco no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que foi o 3º título do estabelecimento em todas as 22 edições do concurso. O petisco escolhido pela casa para concorrer foi o ”Ousadia”, um bolinho de abóbora com ora-pro-nóbis e coco, recheado com camarão. Agora, ele vai para a disputa nacional do concurso, concorrendo com petiscos de outros 21 circuitos em todo o país.
”Tudo que eu tenho eu devo ao concurso. E, neste ano, meu prato é em homenagem à minha mãe, que faleceu há pouco tempo. Foi ela que me ensinou sobre os benefícios da planta ora-pro-nóbis e quero estimular o uso dela, para que as pessoas insiram na alimentação. Estou feliz de levar, mais uma vez, esse prêmio para a minha favela”, celebrou o próprio David.

MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS MOSTRA O OLHAR GERMÂNICO
Petrópolis começa a sacudir a lama e dar a volta por cima. O Museu Imperial está abrindo suas portas para a exposição “Olhar germânico na gênese do Brasil”. A mostra reúne o maior conjunto de pinturas, gravuras e desenhos de artistas estrangeiros que estiveram no Brasil. O acervo ao qual o público terá acesso é composto por peças do próprio Museu e da Coleção Geyer. A exposição ficará em cartaz até 07/08 e permitirá aos visitantes conhecer 200 obras – a maioria nunca expostas – de artistas alemães e austríacos que estiveram no Brasil, entre 1817, quando a princesa Leopoldina chegou ao Brasil, e 1880.