SÁBADO TEM CHURRRASCO AMERICANO NO HUMAITÁ

Brasileiros em geral torcem o nariz quando vêem churrascos em filmes norte-americanos.  Afinal, assar uma carne na brasa é coisa muito séria para ficar restrita a hot dogs e hamburgueres, não importa o número de toppings que você possa improvisar. Mas essa é uma versão esteriotipada dos bons barbecues, porque há muito mais entre o fogo e a carne que reza nossa vã gastronomia. E para demostrar isso, neste sábado, sete de maio,  o restaurante Cobre juntou-se ao chef Rafa Ramos, do Azzul Colab e ex-participante do programa Mestre do Sabor da Rede Globo, para apresentarem os melhores cortes e acompanhamentos do churrasco americano, na primeira edição do evento Humaitown BBQ.

Entre as principais atrações da festa gastronômica está o beef brisket, um corte de carne bovina conhecido aqui no Brasil como peito bovino. Ele já faz bastante sucesso nos churrascos dos EUA, principalmente no Texas. Retirada da parte da frente do boi, essa carne possui muitas fibras e, por isso, é mais rígida. No Brasil você encontra o peito bovino por um preço bem em conta, já que ele pode ser considerado uma carne de segunda. Mas, então, por qual motivo as pessoas se apaixonaram tanto por esse corte? Bom, a resposta é o preparo diferente e cuidadoso por qual ele passa, que gera um resultado incrível e deixa a carne com um sabor maravilhoso.

Para preparar o brisket, são necessários alguns temperos e ervas secas, além de uma churrasqueira específica. Seu processo de cocção é lento e feito num defumador que se chamasmoker, do modelo pit. Ele faz a cocção e defumação de carnes que são preparadas em temperatura baixa e assadas com lenha de árvores frutíferas. Nele o brisket é defumado lentamente, através da queima da lenha que fica em um compartimento separado. O fogo não atinge a carne, apenas o calor indireto e a fumaça produzida na churrasqueira. Assim, ele fica pronto, geralmente, depois de 12 horas. O resultado é uma carne que se desmancha facilmente e com uma crosta deliciosa de temperos por cima.

Outra maravilha cada vez mais popular entre os brasileiros é  o famoso pulled pork, uma suculenta carne de porco desfiada. Reza a lenda que essa carne defumada e preparada lentamente teve a receita modificada ao longo de sua história, por influência de vários grupos de imigrantes que chegaram aos Estados Unidos. Primeiro os espanhóis, que aprenderam técnicas de defumação com os nativos. Depois, africanos e europeus, que aprimoraram o tempero e elevaram o preparo a um ícone culinário da panela cultural do sul dos Estados Unidos – principalmente nas Carolinas. Nos dias de hoje, basta um pãozinho e molho para arredondar um bom pulled pork. E o céu é o limite para os acompanhamentos, que podem incluir salada de repolho, guacamole e até mesmo molho à base de outro produto tradicionalíssimo na região: o whiskey.

Serviço:

Humaitown BBQ

Restaurante Cobre
Rua Visconde de Caravelas, 149 – Humaitá