Se você vive neste planeta, deve ter reparado recentemente, em alguma de suas redes sociais, em fotos de um bolinho com cobertura de um desenho, meme ou frase, geralmente engraçadinha, e que cabem na palma da mão. Eles são os chamados ‘bentô cakes’, que invadiram as redes sociais e confeitarias de diversos países em 2020 e chegaram ao Brasil para valer em meados do ano passado. Depois de acompanhar o sucesso no exterior, confeiteiros brasileiros atentos às tendências aderiram à moda e, hoje, veem o faturamento aumentar com o novo formato de sobremesa.
Os bolinhos engraçados têm origem na cultura asiática. No Japão, o bentô, ou obentô, é um tipo de marmita, que tem a refeição servida em uma bandeja com repartições e são levadas para viagem pelo consumidor. Apesar do nome japonês, foi na Coreia do Sul que os bolinhos “bentô” se popularizaram. Lá, essas marmitas são conhecidas como ‘doshirak’.
Segundo a confeiteira e pesquisadora Jaqueline Arimura, descendente de japoneses, em 2020, os coreanos, adeptos da praticidade, reduziram o tamanho dos bolos tradicionais e passaram a usar embalagens menores e descartáveis para os clientes levarem o produto. Como a cultura coreana está em alta nos últimos anos, com o sucesso do K-Pop, por exemplo, a viralização e a tendência dos mini-bolos têm sido atribuídos a eles. E foi assim que surgiram os ‘bentô cakes’: ‘bentô’, de ‘marmita’ em japonês, e ‘cake’, de ‘bolo’, em inglês. Em uma tradução literal, “bolo marmita”.
No Rio, um dos principais responsáveis pela viralização dos minibolos personalizados com mensagens engraçadinhas foi a Casa Afagá (Rua Uruguai 141, Andaraí, Tel: (21) 98066-9563). Por lá, saem cerca de 100 unidades por mês com criativas frases ou desenhos, entregues em embalagem de lanche (tipo aquelas de hambúrguer). Coberto por creme de manteiga, o campeão de vendas é a versão com massa de chocolate e recheio de caramelo salgado. Mas há outros quatro sabores, incluindo o recém-chegado limão com brigadeiro e frutas vermelhas (R$ 60,00 cada um), por encomenda.
Da venda de brigadeiros e docinhos de bicicleta pelas ruas da Penha, bairro onde nasceu, a confeitaria criada em 2017 pelos amigos Matheus, Jéssica e Thayanini cresceu, conquistou fãs e se consolidou com um catálogo lúdico e criativo de delícias açucaradas por encomenda. Hoje, em uma simpática casa nos arredores da Tijuca, com mesinhas na varanda e na calçada, é possível provar receitas caprichadas, como o bolo de chocolate com ganache e cobertura de caramelo salgado, carro-chefe da marca, e brigadeiros em sabores como limão-siciliano e creme brûlé. Especialidade local, os mini-donuts glaceados de baunilha e caramelo são um must eat, e o menu salgado tem um delicioso croissant de queijo de cabra com geleia de cupuaçu.